A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedec) está em busca de expandir o mercado hoteleiro em Uberaba. Com a possibilidade de a cidade ser alçada à condição de Geoparque, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação), o fortalecimento do turismo na região, e o setor do agronegócio cada vez mais solidificado, a demanda tem crescido nos hotéis de Uberaba e região.
Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, afirma que Peirópolis tem sido abastecida com visitantes mesmo durante os dias úteis. Ele cita que a área tem boas perspectivas de investimento, principalmente devido à chancela da Unesco, que deve fazer a economia circular.
“Peirópolis está explodindo, é movimento lá no final de semana e durante a semana. Eu tive lá essa semana, tinham cinco ônibus de estudantes de Ribeirão Preto em plena semana. E isso é todo dia. Eles vão lá visitar, conhecer o museu, vão nos restaurantes. Então, o J Jr. esteve com a prefeita e um grupo chinês, agora esses dias apresentando um projeto. Está acontecendo muita coisa. E essa geração de emprego é fruto desse trabalho”, relata.
Rui Ramos ainda pontua que foi procurado pela presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com a perspectiva de aumento nos eventos voltados para investidores do Agronegócio e, consequentemente, a demanda por hotelaria deve subir. Atualmente, Uberaba está com hotéis lotados e a pasta procura de novos empreendimentos para se instalarem na cidade.
"Nossos hotéis são lotados e nós temos que trabalhar isso. O Gabriel, presidente da ABCZ, chamou a prefeita para duas reuniões e eu fiz um cadastro para ele, com todos os hotéis, pousadas e chácaras que o pessoal costuma ligar. A ABCZ quer ampliar os eventos durante o ano. Então, quer fazer um contrato antecipado e bloquear esses leitos. Porque ele não quer que o pecuarista, o investidor que venha para Uberaba, tenha que dormir em Ribeirão Preto, em Franca, em Uberlândia”, explica.
Conforme o titular, o Centro de Inovação também tem abrigado grandes eventos voltados ao mundo dos negócios, de forma que empreendimentos de hotelaria são cada vez mais requisitados na área. “Agora, precisa de hotel, precisa ter voos, então é tudo uma cadeia”, finaliza.