As equipes de limpeza urbana percorrem bairros de Uberaba (Foto/Divulgação Codau)
Os bairros de Uberaba vão passar a receber o serviço de roçada e capina a cada 35 dias. Esse é o cronograma montado pela Codau após o aumento de 8 para 28 equipes de limpeza urbana, a fim de diminuir casos críticos de mato alto e sujeira e aumentar a eficiência do trabalho. A revelação é da diretora de Ações Urbanas da Codau, Cássia Cristina Silva, em entrevista à Rádio JM, nesta quarta-feira (1º).
A nova empresa de limpeza urbana, a Somma Ambiental, assumiu o serviço no dia 2 janeiro. Desde então, com o acréscimo de 20 equipes, são desenvolvidos os trabalhos remanescentes do ano passado, porque a antiga responsável não conseguiu concluir a contento todo o prazo de ação. “Com a finalização do contrato anterior, muitas pessoas foram saindo, pegando os seguros. Eles tiraram o pé do acelerador, mas o contrato não havia vencido. Nós temos uma equipe de fiscais e somos conhecidos por ser bem enjoados, mas, com a velocidade que as equipes estavam, não conseguimos fazer o quantitativo necessário. Então tínhamos defasagem”, explicou a diretora.
Além dessa ação para colocar o calendário em dia, o que já foi suficiente para atrasar o planejamento, o começo do ano está sendo consideravelmente chuvoso. As chuvas forçam alterações nas rotinas de trabalho e ainda dificultam a manutenção da vegetação. Em pouco tempo, uma área que recebeu a faxina volta a ter mato alto.
Desta forma, a ideia da Codau é construir um cronograma de 35 dias para os serviços de limpeza urbana nos bairros, das áreas mais afastadas até o centro da cidade. Ou seja, se uma região receber a capina hoje, terá a visita novamente daqui 35 dias, durante todo o ano, a partir de abril.
“A ideia é trazer a programação de forma uniforme, para manter o ciclo e voltar nos bairros em 35 dias. Mas, com o quantitativo de chuvas, tiramos as equipes dos bairros e fomos fazer avenidas, praças, pontos de ônibus. Atacamos esses locais na segunda e terceira semana e estamos voltando para os bairros. Se eu atendo o Residencial 2000 primeiro, depois de 35 dias vamos lá de novo. Estimamos que vamos conseguir fazer esse ciclo em abril, por causa das chuvas e preparação das equipes”, aponta Cássia Silva.
Confira locais de limpeza nesta semana: Serrinha e Santa Fé estão na programação de limpeza urbana