Em alguns casos, as equipes precisam fazer o mesmo trabalho em um mesmo ponto (Foto/Reprodução)
Não há dúvidas que 2023 tem sido um ano atípico meteorológicamente falando. As chuvas dificultam a execução de trabalhos, principalmente no que tange ao asfaltamento da cidade. As equipes ligadas à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) observam de perto a situação. Isto porque, com a maioria dos dias sendo chuvosos, muito serviço tem sido impedido.
Mas a pasta vem executando os serviços conforme o clima permite. Em janeiro, fevereiro e de 1º a 9 de março foram 354 ações de tapa-buracos, em 263 vias de 108 bairros. Segundo o secretário adjunto da pasta, Pedro Arduíni, o rendimento entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 é 25% menor do que apresentado no mesmo período entre 2021 e 2022.
“Se a gente pegar o mesmo período que nós estamos passando de chuvas e comparar, por exemplo, com o período de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, como a quantidade de chuvas do período de 2021/2022 foram menores, a gente teve um rendimento 25% maior. Então, eu aplicava muito mais massa no mesmo período anterior do que agora, pela quantidade de chuva. A equipe está trabalhando normal, mas o rendimento é 25% menor”, afirma.
O adjunto explica que, em alguns casos, as equipes precisam fazer o mesmo trabalho em um mesmo ponto, "porque para aplicar a massa asfáltica no buraco, o ideal em termos de engenharia é que a base em que vai ser aplicada esteja seca. Com esse período chuvoso, não tem base seca. Então, o serviço, ele não fica tecnicamente do jeito que deve ser", afirma Arduíni.
No entanto, a secretaria continua a realizar as intervenções para trazer mais segurança ao trânsito de Uberaba. “O objetivo é que no período de seca a gente reforce a execução, mas no período chuvoso é isso mesmo. Aplicar, passar alguns dias e naturalmente estraga”, explica.
O foco das equipes, hoje, são ruas e avenidas da cidade, onde há mais tráfego. “Porque passa mais gente e nós precisamos dar uma atenção especial a isso para trazer uma segurança maior aos motoristas”, analisa Pedro.
Para acolher toda a demanda de trabalho, as equipes podem começar a operar durante o fim de semana, para agilizar e ampliar o trabalho de tapa-buracos na cidade. A empresa Nóbrega Pimenta, que terceiriza esse serviço para a Prefeitura, colocou equipe para trabalhar no sábado (11). Foi executada operação de tapa-buracos na Rua Rio Grande do Norte, no Santa Maria, com a utilização de 20 toneladas de massa asfáltica.
De acordo com o secretário da Sesurb, Anderson Passos, existe a possibilidade de a empresa dar continuidade a esse trabalho aos finais de semana, sempre que houver previsão de estiagem. "Dessa maneira podemos incrementar o trabalho, estendendo o atendimento das demandas", disse.
É válido lembrar que há um projeto de recapeamento asfáltico ainda está em processo de licitação desde o fim de janeiro, com 11 empresas na disputa. A estimativa é que de um orçamento de R$124.706.788,58 para recuperar o pavimento de cerca de 300 quilômetros de ruas e avenidas de Uberaba. Conforme Arduíni, a licitação está em fase final para definir a empresa vencedora. “E vai coincidir com o início dos trabalhos e o fim da chuva”, afirma.