MATO ALTO

Com possível surto de dengue em Uberaba, mato alto gera preocupação em vários bairros

Rafaella Massa
Publicado em 29/01/2024 às 15:38Atualizado em 31/01/2024 às 19:30
Compartilhar
A piscina, com água completamente esverdeada, sugere que não é limpa há muito tempo (Foto/Divulgação)

A piscina, com água completamente esverdeada, sugere que não é limpa há muito tempo (Foto/Divulgação)

Mato alto em terrenos abandonados em Uberaba voltam a ser alvo de denúncia ao Jornal da Manhã. Em pouco mais de 15 dias, a redação do JM recebeu cinco reclamações de terrenos, calçadas e espaços abandonados com mato alto e lixo. É válido citar que este é o ambiente ideal para proliferação do mosquito da dengue.  

Desta vez, as denúncias apontam dois pontos de acúmulo. O primeiro, é um imóvel na avenida Doutor Abel Reis. Conforme fotos compartilhadas, o local aparenta abandono. A piscina, com água completamente esverdeada, sugere que não é limpa há muito tempo. Ainda, o quintal está repleto do mato alto. “Quero denunciar o terreno ao lado, a piscina está suja e o local com muito mato. Muitos pernilongos, baratas", afirma denunciante.  

Outro ponto de reclamação é na rua André Domic, esquina com a rua Joaquim Borges Garcia, no bairro Universitário. Segundo moradores da região, o mato alto abrange um terreno inteiro e tem lotado a região de mosquitos. “Está o puro mato e as pessoas estão descartando lixo no mesmo. Já liguei na Prefeitura e nada de limparem. Gostaria de pedir ajuda para ver a possibilidade de vir limpar ou dar um jeito de acionar o dono, pois aqui em casa não tinha nenhum mosquito e agora já tem e as últimas fotos são do estado das calçadas cheias de mato”, reclama moradora da região. 

Terrenos baldios que agregam lixo descartados de forma irregular são ambientes propícios para proliferação do mosquito da dengue. Somente em 2024, mais de 15 toneladas de material que pode acumular água já foram recolhidas pelos agentes de endemias da Prefeitura de Uberaba.  

Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a infectologista e membro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Danielle Maciel, afirma que, sem a ajuda da população, a cidade de Uberaba deve passar por uma epidemia de dengue até março. “Se nós não tomarmos medidas imediatas e, acima de tudo, com a colaboração da população, porque nós sabemos que mais de 90% dos focos estão no intradomicílio, sem dúvida nenhuma, nós teremos uma epidemia”, afirma.  

O primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 aponta que Uberaba registrou infestação predial de 6,7%. O resultado indica risco de surto de dengue, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde. Ainda, neste sábado (27), o Governo de Minas decretou situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya no Estado. O ato foi publicado no Diário Oficial do estado e tem validade pelo período de 180 dias. 

A Prefeitura de Uberaba foi acionada em busca de um posicionamento sobre as situações relatadas. Em relação ao imóvel na avenida Dr. Abel Reis, o governo municipal afirma que o Departamento de Posturas iria ao local na quinta-feira (25), pela manhã, para apurar a denúncia e tomar as medidas cabíveis. O Jornal da Manhã recebeu a informação de que nesta quarta-feira (31) Agentes de Combate às Endemias foram até o endereço apontado, realizaram o trabalho local e nenhum foco do Aedes aegypti foi encontrado.

Ainda, sobre a situação relatada no bairro Universitário, também não houve posicionamento até então. O espaço permanece aberto para manifestação de ambas as situações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por