Com palestra da advogada Morena Monallisa, evento está programado para o dia 24 de agosto (Foto/Reprodução)
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promove a campanha Agosto Lilás, a partir do próximo dia 24, com uma roda de conversa sobre violência contra as mulheres, com a advogada Morena Monallisa Felício Moreira da Silva. O evento está programado para as 18 horas.
Morena Monallisa é presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 14ª Subseção Uberaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); membro da Comissão de Direito na Escola da 14ª Subseção Uberaba; delegada de Prerrogativas OAB/MG; suplente do Conselho Municipal de Cultura Afro-brasileira, pós-graduanda em Políticas Sociais e Questão Racial – UFTM. A campanha Agosto Lilás é promovida na UFTM pela Ouvidoria, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) e Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh).
A campanha prevê, além de rodas de conversas, oferecer palestras, sessões de filmes e demais meios que fomentem a orientação e esclarecimento, bem como o estímulo à sensibilização de toda a comunidade acadêmica sobre o tema da violência contra a mulher.
A Campanha “Agosto Lilás – mês de conscientização no combate à violência contra a mulher” foi criada em alusão à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que instituiu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, quando surgiu da necessidade de inibir esses casos de violência no Brasil.
A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.