A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) instalará novos padrões de energia no bairro Estrela da Vitória após sobrecarga registrada no começo do ano. Segundo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) prescrito pela Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ocorrerá medição mensal dos padrões, realizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A informação foi noticiada em primeira mão pela coluna Falando Sério, do jornalista Wellington Cardoso.
Segundo o documento, ainda em janeiro deste ano, a Cemig precisou realizar um corte na energia fornecida para o local. O motivo para o desligamento seria o fato de alguns moradores terem efetuado ligações clandestinas, segundo fontes informaram ao Jornal da Manhã. Desta forma, a Sesurb precisou instalar um padrão em caráter emergencial e provisório para garantir que o fornecimento de energia elétrica para a população.
No entanto, o novo padrão não teria suportado a demanda local e entrado em curto-circuito. Diante da situação, os moradores realizaram novas ligações clandestinas. A Cemig informou à reportagem que realizou a retirada das ligações irregulares "para preservar a vida das pessoas, evitando riscos de acidentes".
De acordo com TAC efetuado entre as instituições, o Governo Municipal oferecerá uma solução mais segura, porém ainda provisória, por meio da instalação de dois padrões trifásicos de 120 A. A instalação acontecerá nas ruas 86 e Oromista Gomes da Silva. Também serão colocados 17 postes no local. A Cemig realizará a ligação e medição mensal dos padrões. Conforme o TAC, os encargos financeiros dos padrões serão suportados pelo Governo Municipal, até a conclusão do Procedimento Administrativo de Regularização Fundiária (REURB-S), efetuado pela Cohagra.