Uberaba enfrenta condições climáticas desérticas neste sábado (8), com a umidade relativa do ar em 27% e sob alerta, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A título de comparação, normalmente, no deserto do Saara, na África, a umidade varia entre 14% e 20%. O alerta do Inmet segue até às 19h deste sábado.
Diante dessa situação, a Defesa Civil emitiu orientações à população, recomendando que todos se mantenham hidratados ao longo do dia e evitem atividades físicas ao ar livre, bem como exposição prolongada ao sol até às 17 horas. Essas precauções são essenciais para minimizar os riscos à saúde, já que a baixa umidade relativa do ar pode levar a problemas respiratórios e desconfortos, principalmente para pessoas mais sensíveis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade do ar seja de no mínimo 60% para garantir um ambiente saudável. Portanto, os índices registrados em Uberaba estão significativamente abaixo desse padrão.
No que diz respeito às condições climáticas em si, o dia em Uberaba foi marcado por céu claro, com temperaturas variando entre 14°C e máximas que podiam chegar a 29°C. "Essa amplitude térmica é uma característica comum em climas desérticos, com altas temperaturas durante o dia e queda brusca durante a noite", reforça a climatologista Alcione Wagner.