A primeira edição do projeto, em 2023, será nesta quinta-feira, 9, com música ao vivo (Foto/Prefeitura de Uberaba/Reprodução/Redes sociais)
Junto com a primavera chega a Primavera dos Museus, uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram.
Uberaba tem na programação as ações do Museu da Capela, entre os dias 20 e 22 de setembro, e a finalização será em outubro com a programação do Museu dos Dinossauros. A programação destes, assim como os temas escolhidos, podem ser encontrados em seus respectivos perfis no Instagram.
Já a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU), realizará a Primavera dos Museus no MADA, na próxima semana.
Dentre os temas sugeridos pelo Ibram, Memórias e Democracia, Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas, o Museu de Arte Decorativa escolheu Pessoas LGBT+ para o ano de 2023.
No dia 29 de setembro, às 19h, será o encontro com roda de conversa e show. “As Drags que Arrastam” abordará a questão do pioneirismo das drags em relação ao contexto político e cultural LGBT+ em Uberaba, seguido do show de Havennah Venna, a Miss Uberaba Drag 2023.
Já no dia 30, sábado, às 14h, será lançado o documentário “Por Trás das Faixas”, produzido pelo Mister Uberaba Trans 2023, Nicky Dutra, e roda de conversa, que abordará o novo conceito do evento anual de misses e místeres LGBT+, promovido pela FCU.
O MADA está localizado na Rua Maria de Lourdes Melo Coli, 30, no Residencial Dr. Abel Reis.