A nova onda de calor, com previsão de aumento em mais 5º na temperatura no Triângulo Mineiro, aliado a um salto para 37% a mais no consumo em toda a cidade, colocaram o sistema de abastecimento de Uberaba em alerta. (Foto/Divulgação)
Em nota a imprensa, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que a partir desta terça-feira (14) adotará manobras de fechamento de todos os reservatórios. De acordo com a autarquia, o horário inicial de fechamento será das 13h às 17h. E a previsão é que o fechamento aconteça entre até a sexta-feira (17).
A Companhia justifica que a nova onda de calor, aliado a um salto para 37% a mais no consumo em toda a cidade, colocaram o sistema de abastecimento de Uberaba em alerta. A situação tem gerado uma redução rápida dos níveis de armazenamento de água dos Centros de Reservação (CR), comprometendo a distribuição de forma homogênea para os bairros, em especial das áreas mais altas e afastadas.
Ainda, a Codau pontua que o sistema de transposição do rio Claro está operando com dois sistemas de bombeamento, ligados desde a última semana, transpondo cerca de 360 litros/segundo para aumentar a vazão do rio Uberaba. O tempo quente, seco e a diminuição das chuvas contribui também para o estresse hídrico do rio Uberaba.
“É necessário e urgente diminuir o consumo e evitar o desperdício. Em horários de pico os níveis dos nossos Centros de Reservação reduzem drasticamente e muito rápido, e é necessário um tempo para que a haja a recuperação completa e retomar a distribuição homogênea para toda a cidade. Esta é uma situação que supera a capacidade operacional do sistema, por isto, a medida foi adotada”, explica a diretora de Ações Urbanas da Codau, Cássia Cristina Silva.