Segunda-feira (13), data que marca 136 anos da assinatura da Lei Áurea, um grupo fará cortejo e haverá a celebração de duas missas, e no sábado, o desfile do Fitão, missa e festa
Está previsto para amanhã um cortejo saindo da rua Tapajós até a igreja Santa Teresinha, onde haverá missa por intenção dos cativos (Foto/Arquivo)
Comemoração em Uberaba dos 136 anos da Abolição da Escravatura terá dois momentos distintos ao longo desta semana, conforme programação divulgada pela Fundação Cultural “Antônio Carlos Marques”. Amanhã, dia 13, data que marca a assinatura da Lei Áurea, haverá cortejo e duas missas, e no sábado, dia 18, as festividades terão continuidade, com extensa programação.
Os eventos são organizados pela Coordenadoria de Política de Igualdade Racial (Cpir) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Amanhã (13), as atividades terão início às 8h, com concentração na rua Tapajós, 59, Vila Celeste, na Casa da Tia Luzia, enquanto o cortejo partirá às 10 horas. Na sequência, às 12h, haverá missa na igreja Santa Teresinha, e outra, às 19h, no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia.
As festividades terão continuidade em 18 de maio (sábado), com concentração, às 6h, na rua João Quintino Júnior, 243, bairro Estados Unidos, e saída do Fitão, às 9 horas. Às 12h, uma missa será celebrada na Catedral Metropolitana, localizada na praça Rui Barbosa.
Ainda no dia 18, ocorrerá o Baile da Abolição, no Uberaba Tênis Clube, na praça Doutor Thomaz Ulhôa, organizado pelos festeiros General Bruno Vieira e Aline Alves Teixeira.