Novembro terá apenas dezoito dias úteis devido feriados prolongados (Arquivo JM)
Novembro terá apenas 18 dias úteis, por conta dos feriados prolongados e os domingos. Aliás, o mês já começou com ponto facultativo no serviço público municipal, que transferiu para o dia 1º, a comemoração do Dia do Servidor Público (28 de outubro), seguido pelo feriado do dia 2, Finados e o dia 20, Consciência Negra.
O gerente do Sindicomércio, Thiago Árabe, destacou que a entidade realizou levantamento sobre o impacto dos feriados para o comércio local. A estimativa é que o setor deixe de faturar pelo menos R$20 milhões em cada feriado.
“É dinheiro que deixa de circular. E mais, não se trata apenas de queda de receita. Veja só, no feriado em que o comércio funciona, o empresário tem que pagar um adicional ao funcionário que for trabalhar naquele dia. Em Uberaba, nós negociamos em três frentes: comércio de rua, gênero alimentício e shopping. Como são três feriados somente em novembro, fica muito caro abrir nessas três ocasiões”, disse Árabe.
Ele destacou que a abertura do comércio de rua nos feriados é avaliada por cada empresário. “Por exemplo, no Dia das Crianças, quem atua no ramo da venda de brinquedos pode avaliar como viável a abertura da empresa pela demanda da ocasião. O empresário de outro segmento pode entender que a abertura da empresa não compensa financeiramente”, avaliou.
Para abrir a empresa nos feriados, explicou Árabe, é feito um acordo entre o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores do comércio, que define o cronograma de funcionamento do comércio. “O que acontece, se na convenção ficou definido o fechamento em determinado feriado, a empresa não pode convocar os seus funcionários para trabalharem naquela data. Se o empresário quiser abrir, com o seu sócio, não tem problema. O que não pode é convocar os funcionários”, esclareceu.
Feriados. O dia de 2 novembro é o Dia de Finados. Trata-se de momento de lembrar e homenagear os entes queridos que já se foram, data de reflexão e saudade. Já no dia 15, os brasileiros celebram o Dia da Proclamação da República. Este feriado é uma homenagem ao 15/11/1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1, marcando o fim da monarquia e o início da república no Brasil.
Em muitas cidades do Brasil, como Uberaba, também será feriado no dia 20 de novembro. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que tem objetivo destacar a memória de Zumbi dos Palmares e a história do povo negro no país. Instituído pela Lei 12.519 em 2011, este dia destaca a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo. (TT)