Ovos de páscoa (Foto/Flávio Tavares/O Tempo)
Falta cerca de um mês para a Páscoa deste ano e já é possível encontrar, no comércio de Uberaba, decoração temática, coelhos e muito chocolate. A expectativa para o comércio local é um aumento de 7% a 10% nas vendas de ovos de Páscoa este ano, em relação ao ano passado.
Juliane Foscarini é diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba e presidente da Associação dos Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper). Ela contou ao Jornal da Manhã que o comércio local é sempre referenciado pelas indústrias, com a produção industrial para a Páscoa deste ano sendo entre 7% e 10% maior do que a de 2024 – um número otimista.
As vendas de ovos de Páscoa sempre estiveram relacionadas a supermercados e lojas especializadas em chocolates em Uberaba, segundo Foscarini. Uma sondagem feita pelo Jornal da Manhã mostra que estas últimas têm se destacado, com sabores variados e brindes que “apelam” para a nostalgia, enquanto supermercados e lojas de departamento focam em marcas e sabores tradicionais, além de brindes com personagens da atualidade. Alguns supermercados, no entanto, têm sido mais discretos em relação aos produtos de Páscoa, sendo que alguns sequer iniciaram as vendas.
Sobre a melhor época para adquirir ovos de Páscoa, Juliane Foscarini explica que os produtos saem pelo valor da indústria e, com base na expectativa de vendas, o preço se mantém estável desde o início das vendas até a semana da Páscoa. Ela recomenda aproveitar as promoções que algumas empresas oferecem durante este período para garantir o melhor preço. Para o comércio, a recomendação é conhecer seu público. “O comércio, em geral, tem que entender o que o seu consumidor está procurando. Existem vários perfis de consumidores. Tem o consumidor que quer o chocolate em si, tem o consumidor que quer presentear com algum produto bem elaborado e enfeitado, e tem, lógico, as crianças que querem o brinquedo”, destaca.