A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima que 70% dos consumidores pretendem ir às compras para comemorar o Dia das Crianças, no próximo 12 de outubro. Em relação ao ano passado, a estimava de crescimento está entre 3% e 5% nas vendas. Esta é considerada, por entidades ligadas ao comércio, como a segunda data comemorativa mais importante do segundo semestre do ano para o setor, em especial para os ramos de brinquedos, roupas, calçados, eletrônicos e artigos esportivos.
O presidente da CDL de Uberaba, Fernando Xavier, destacou que é esperado crescimento na venda de brinquedos, roupas, calçados incluindo tênis, mochilas e acessórios, jogos eletrônicos, artigos esportivos, tablet, iPhone, celulares e livros. Ele acredita que o preço médio dos presentes por pessoa ficará em R$ 200 e que 80% dos clientes utilizarão o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, cartão de débito, Pix e dinheiro.
Para estimular as vendas e atrair os consumidores, Fernando Xavier sugere aos associados da entidade que invistam em publicidade e marketing, promoção, na decoração da loja e vitrines, no desconto do total das compras, nas facilidades de pagamento e no lançamento de produtos entre outras ações.
O Dia das Crianças 2023 será em uma quinta-feira, e é uma das datas sazonais mais aguardadas do ano, seja pelas crianças que adoram ganhar brinquedos nessa época, seja pelos adultos e também pela coincidência de data em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e, ainda, pelos setores do varejo e prestação de serviços, pois pode sinalizar como serão as vendas natalinas.
A proposta para criação de uma data oficial foi de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho (fluminense). Assim, o Decreto-lei 4.867, de 5 de novembro de 1924, pelo presidente Arthur Bernardes, oficializou a data de 12 de outubro como o Dia das Crianças.