Supermercadistas esperam vendas de ovos de chocolate 3% maiores em 2024 do que no ano passado (Foto/Arquivo)
O período que antecede a Páscoa é de forte apelo comercial para o segmento alimentício, especialmente nas linhas de chocolates, peixaria e guloseimas, cujo foco principal é o público infantil e jovem, além de movimentar artigos religiosos. O símbolo maior da data é o ovo de Páscoa, que a cada ano ganha uma novidade por parte da indústria, atraindo os consumidores.
A área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio realizou o levantamento com o objetivo de captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas pelos empresários do comércio varejista de gêneros alimentícios de Minas Gerais com vistas a aproveitar o ambiente de negócios gerado pela Páscoa.
A Páscoa gera um resultado positivo para 37,5% das empresas do comércio varejista de produtos alimentícios de Minas Gerais. Em Uberaba, a Associação dos Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper) trabalha com a perspectiva de crescimento de 3% nas vendas de ovos de chocolate e 5% nas vendas de barras de chocolate. A venda de outros produtos típicos, como o peixe e azeites, deve ter um incremento de 10%.
Para a presidente da Assuper, Juliane Foscarine, a data da Páscoa este ano (31 de março) favorece o consumidor a planejar as suas compras de produtos típicos da época.
“A Assuper orienta os seus associados para aproveitarem a oportunidade que a data oferece. É importante estar atento às necessidades do consumidor da sua região. É preciso oferecer produtos de qualidade, variedade e preços competitivos. É importante também ter promoções. E, claro, ter sempre um ambiente limpo, organizado e oferecer um atendimento de qualidade para satisfazer o seu cliente”, diz Juliane.
No levantamento realizado pela Fecomércio, 23,9% das empresas disseram que a caixa de bombom será o produto mais vendido na Páscoa; para 22,5%, é o ovo de Páscoa; em seguida, aparecem a barra de chocolate (9,9%) e carnes (8,5%).
Entre os empresários impactados pela data, que esperam aumento das vendas em comparação com o resultado obtido no ano passado (38,4%), o otimismo/esperança foi o motivo mais citado para tal expectativa, seguido de ações da loja. Para alavancar as vendas no período, 34,1% pretendem investir em promoções e liquidações para atrair o consumidor e 31,1% irão investir em divulgação.