Vereadora Rochelle Gutierrez, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara de Uberaba, informou que um novo canal está sendo criado para recepcionar as denúncias dos trabalhadores da Educação (Foto/Jully Borges/CMU)
Comissão de Educação da Câmara Municipal de Uberaba criou ouvidoria própria para receber denúncias de professores da rede municipal. A medida foi anunciada pela presidente do colegiado, vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), em primeira mão no programa JM News 1ª Edição.
Questionada sobre o assédio moral, a vereadora informou que o canal criado pelo Legislativo será uma opção aos trabalhadores da Educação e as denúncias feitas a ele serão formalizadas e passíveis de apuração.
A medida surge após recorrentes denúncias de assédio moral na estrutura educacional do município. Entre elas, denunciante apontou o pedido de exoneração coletiva de 12 servidores em um Cemei de Uberaba.
A parlamentar ainda ressaltou que a ouvidoria servirá como um canal seguro para os professores denunciarem irregularidades, preservando suas identidades sempre que necessário.
A ouvidoria atenderá através do e-mail: educacao@camarauberaba.mg.gov.br. O canal pode ser utilizado por profissionais da Educação, alunos, pais, responsáveis e toda a comunidade.
As mensagens serão avaliadas e encaminhadas para o setor responsável de acordo com a necessidade. Quando houver a necessidade de sigilo, é necessário que o cidadão sinalize no e-mail.
Além da ouvidoria, Rochelle acrescentou que a Câmara Municipal está elaborando um manual para orientar os professores sobre os canais corretos para realizarem denúncias. Ela destacou a importância da formalização, para que elas [as denúncias] sejam tratadas de maneira institucional pela Semed.