CIDADE

Comitê de Controle da Dengue reúne-se para avaliação das ações

A Prefeitura realizou ontem a última reunião do Comitê de Mobilização, Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue

Thassiana Macedo
Publicado em 16/12/2010 às 00:14Atualizado em 20/12/2022 às 02:38
Compartilhar

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem a última reunião do Comitê de Mobilização, Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue em Uberaba no ano de 2010. O encontro aconteceu no Departamento de Controle de Zoonoses, onde instituições discutiram ações educativas e de prevenção, bem como novas estratégias de combate ao Aedes aegypti.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Geane Andrade, esta foi a última do ano, mas é a primeira com o novo modelo de reunião participativa, em que instituições, poder público e comunidade trocam ideias quanto ao combate ao vetor da dengue. “Mas as pessoas precisam lembrar que todos estamos expostos e 80% dos focos do mosquito ainda estão nos quintais das casas. São vasos de plantas, bebedouro de animais, lixo, calhas e caixas-d’água”, ressalta.

Uberaba se encontra entre os 85 municípios mineiros prioritários no combate à dengue neste período de chuvas e os bairros com maior risco de surto são Boa Vista, São Benedito, Alexandre Campos e Jardim Uberaba.

Entre as sugestões, a necessidade de capacitar funcionários dos cemitérios para eliminação de focos de dengue, como em vasos de flores; reunir Associações de Bairros e escolas públicas e particulares para ações de educação; criar centros de referência assistencial para dengue, entre outras. Segundo a diretora, já existe uma ala ativada e equipada na UPA São Benedito, preparada para receber tanto pacientes com dengue como com gripe H1N1. A ideia é equipar também a UPA Abadia e intensificar a participação dos agentes do Programa Saúde da Família, já capacitados.

Dengue. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o dia 13 são 2.277 casos confirmados e 610 casos descartados. Sendo que duas pessoas tiveram quadro evoluído com complicações e foi registrado um óbito em 2010. “É importante lembrar que os próximos meses são o início do período de maior probabilidade de transmissão e, por isso, pedimos que as pessoas fiquem mais atentas a seus quintais, ao lote vago ao lado de casa, para garantir a saúde de todos”, alerta Geane.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por