ESTUDOS

Comitiva do governo de Cuba visita Uberaba para conhecer tecnologias pecuárias

Tito Teixeira
Publicado em 13/04/2023 às 09:37Atualizado em 13/04/2023 às 14:51
Compartilhar

Comitiva de Cuba em Uberaba (Foto/Divulgação)

Comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária de Cuba visitou Uberaba, com objetivo de conhecer as pesquisa e tecnologias reprodutivas, que têm garantido bons resultados para os pecuaristas brasileiros. A vinda ao município proporcionou o avanço nas negociações para comercialização de sêmen e exportação de embriões para país caribenho.

Além dos representantes do Ministério da Agricultura do país da América Central, produtores cubanos, conheceram a bateria de touros Gir Leiteiro e também o laboratório IntelliGen Technologies, responsável pela produção do Sexcel, a genética sexada.

Os cubanos estiveram na Central ABS. O diretor de bovinos do Ministério de Cuba, Alain Rodríguez León, agradece a oportunidade. “Para nós, é fundamental vivenciar essa experiência, conhecer de perto as tecnologias e os reprodutores e entender como a central genética desenvolve o melhoramento genético, afinal, queremos essa genética também em nosso país”.

A comitiva foi recebida pelo coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa, e pela coordenadora de Comércio Exterior, Paula Waeny. 

“Nossos animais têm muito a agregar aos produtores cubanos. Estamos evoluindo nas tratativas e nossa expectativa é comercializar cerca de cinco mil doses de sêmen e 400 embriões para Cuba, apenas nos próximos 12 meses”, destaca Paula Waeny.

O presidente do Gegan, grupo empresarial de bovinos de Cuba, Yoan Sarduy Alonso, se diz ansioso para ter a genética brasileira disponível em seu país. “Ficamos impressionados com a qualidade dos animais e com as tecnologias utilizadas pela central nos diferentes sistemas de produção. A empresa é uma referência para nós e temos a intenção de promover todas as possibilidades e intercâmbios com nossos pecuaristas, acelerando o melhoramento genético dos rebanhos cubanos”.

“O objetivo dessa comitiva de Cuba é promover o progresso genético dos rebanhos de leite do país e, para isso, nada melhor que conhecer de perto o portfólio genético da nossa central de biotecnologia”, ressaltou Fernando Rosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por