Vai terminar na próxima sexta-feira (26), último dia útil deste mês, o prazo de entrega do comprovante de rendimentos pelas empresas aos seus funcionários. Este documento é necessário para a realização da declaração do Imposto de Renda 2010, cujo envio começará a ser feito no dia 1º de março. No ano passado, a multa por não entregar este documento dentro do prazo, ou apresentá-lo com informações incorretas, foi de R$ 41,73 por empregado.
De acordo com o delegado-adjunto da Receita Federal Uberaba, Sizenando Ferreira de Oliveira, a maior parte das empresas já entregou este documento. Ele deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2009 e o do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período.
Os dados contidos no comprovante de rendimentos serão cruzados com os fornecidos na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que as empresas devem remeter à Receita Federal também até 26 de fevereiro. Caso a Receita encontre divergências, a declaração é retida na malha fina até que as partes solucionem as pendências.
Enquanto estes comprovantes já chegaram às mãos da maioria dos funcionários, com satisfatória antecedência, as entregas das declarações do imposto à Receita seguem, frequentemente, caminho diferente. O ritmo deste processo foi bem mais lento nos anos anteriores e, neste, a expectativa é que a situação continue da mesma forma. “Acreditamos que, assim como ocorreu em 2009, o pico de transmissões de declarações ocorra no penúltimo dia”, acredita Sizenando. O prazo para entrega das declarações neste ano será encerrado no dia 30 de abril. Quem extrapolar esta data está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.