Obra de drenagem na rua Dr. Pedro Baldo, bairro Alfredo Freire, em Uberaba (Foto/Divulgação Codau)
Concluído 60% das obras de drenagem realizada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) na região entre os conjuntos Alfredo Freire I e IV. Até o momento, as equipes implantaram 118 metros de tubos PEAD, de 1.500 mm, na Rua Dr. Pedro Baldo, além de dissipador de energia.
Nesta semana, a Codau está finalizando esta etapa da obra, inclusive com a reposição asfáltica do trecho já concluído. A segunda etapa será iniciada dentro de 20 dias, aproximadamente. Durante este período, será fabricado um ponteiro sob medida para quebrar a pedra sabão existente no local e permitir que as escavações avancem.
“A quantidade de pedra sabão nesta área é grande. E agora, as equipes chegaram em um ponto onde ela apresenta alto grau de resistência. O ponteiro específico para a obra será fabricado em Bebedouro (SP). A peça é para o martelete que fica acoplado à retroescavadeira”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
Toda a extensão da Rua Dr. Pedro Baldo ficará liberada para o trânsito de veículos neste intervalo entre a primeira e a segunda etapas da obra. A segunda fase, que tem previsão de 30 dias de execução, inclui a implantação de 121 metros de tubos PEAD, de 1.200 mm, totalizando 239 metros de tubulação.
A readaptação no sistema de drenagem entre os bairros Alfredo Freire I e IV tem o objetivo de solucionar o problema de incompatibilidade no dimensionamento das tubulações, evitando acúmulo de água no local e minimizando riscos aos moradores.
A obra começou há mais de um mês, em 11 de maio, com o objetivo é solucionar o problema de incompatibilidade no dimensionamento das tubulações, evitando acúmulo de água no local e minimizando riscos aos moradores, como a queda de muro de arrimo. O reparo está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Codau com o Ministério Público, em janeiro deste ano.