O trabalho emergencial garante segurança da pista, mas a recuperação definitiva e a realização de obras complementares dependem da transferência da área para concessionária
No caso de Uberaba, a tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões permanecerá em R$ 7,50 (Foto/Divulgação)
Concluída na última semana a obra de reparos emergenciais executada entre os quilômetros 178 e 179 da BR-050. O trecho passa pelo processo de transferência da responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a concessionária Eco050. Os reparos tiveram início em 12 de abril.
De acordo com a empresa, os trabalhos incluíram a restauração de todo o pavimento nos dois sentidos da pista, que permanece fora do contrato de concessão e sob a responsabilidade do Dnit. Segundo a empresa, com a entrega da obra, a Eco050 aguarda a conclusão de trâmites processuais para a incorporação do trecho ao contrato de concessão.
O principal objetivo foi restabelecer as condições de segurança e de tráfego no local, que apresentava avarias devido às chuvas e ao grande volume de veículos circulantes. Além da recomposição do pavimento nos dois sentidos da pista, foram feitas a manutenção e a reposição das defensas metálicas e, também, foi revitalizada a sinalização do trecho, com a implantação de tachas refletivas e a pintura de faixas horizontais.
“Agora, quem trafegar por aquele trecho pode contar com o mesmo padrão de qualidade e de segurança encontrado ao longo dos 436,6 quilômetros concessionados da BR-050. É importante destacar que essa foi uma ação pontual feita pela Eco050, no intuito de atender aos anseios dos usuários e dos munícipes. A recuperação definitiva dos km 178 e 179 bem como a conclusão de obras que precisarem ser executadas só poderão ser realizadas após a transferência da área”, diz o diretor superintendente da concessionária, Matheus Fernandes.