O concurso já era esperado, sobretudo após TAC assinado com o Ministério Público, mas ainda não havia especificação de vagas. Ainda não há previsão de quando o edital será publicado
Escolas de Uberaba receberão reforços provenientes de concurso a ser deflagrado pela Secretaria de Educação (Foto/Divulgação)
Em publicação nas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo (SDD) confirmou o concurso público para a Educação. Acompanhada pelo secretário Celso Neto, a postagem aponta a abertura de 875 vagas ofertadas, sendo 425 para professores de educação infantil; 360 para professores de educação básica; 81 para coordenadores pedagógicos; e 9 para inspetores educacionais. De acordo com a chefe do Executivo, a abertura oficial do certame será no segundo semestre, mas ainda não há confirmação de quando o edital será publicado, tampouco sobre o início das inscrições. Questionada no Pingo do J, da Rádio JM, nesta manhã (22), Elisa se restringiu a informar que será ainda este ano.
O concurso para o magistério já era esperado, inclusive com acordo entre a Prefeitura de Uberaba e o Ministério Público para deflagração do processo até o fim do ano. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado no fim do ano passado, ocasião em que a promotoria autorizou o município a prorrogar os contratos temporários dos profissionais do magistério até 31 de dezembro de 2023, mas demandou a apresentação de um plano para a regularização do quadro de professores da rede municipal, incluindo a abertura de concurso público para a substituição de contratados por servidores efetivos na Educação.
Assim, a Prefeitura de Uberaba se comprometeu a realizar e homologar até o dia 30 de dezembro deste ano o concurso público, para que os candidatos aprovados assumam os postos para o início do ano letivo de 2024. O TAC especifica a necessidade do preenchimento de, no mínimo, 550 vagas a profissionais do magistério até o fim deste ano.
Profissionais da Educação terão outra oportunidade, desta vez com o governo do Estado, que publicou edital para o preenchimento de 19 mil vagas, das quais 666 atenderão a Superintendência Regional de Ensino em Uberaba. Não foi divulgada a quantidade destinada a cada cidade.
Do total de vagas para os municípios que integram a região, 457 são para professores de Educação Básica: 49 são de educadores para atuar especificamente com Ensino Especial e outras 408 são para profissionais de diversas disciplinas (Artes, Ciência/Biologia, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia).
As 209 vagas restantes foram distribuídas entre as funções de supervisor pedagógico/orientador educacional, auxiliar de secretaria, psicólogo, assistente social, terapeuta educacional, analista educacional, nutricionista, bibliotecário, inspetor escolar e técnico da Educação.
As inscrições começam em 31 de julho e vão até 29 de agosto. As provas do concurso serão realizadas em outubro e Uberaba será um dos locais de aplicação dos testes. Com isso, os candidatos residentes no município não precisão se deslocar para outras localidades para participar.