CIDADE

Conferência define política de segurança alimentar na cidade

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar pretende discutir plano para as áreas de alimentação municipal e nacional

Marília Cândido
Publicado em 26/06/2011 às 19:26Atualizado em 19/12/2022 às 23:39
Compartilhar

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar pretende discutir as diretrizes de um plano na área de alimentação tanto na esfera municipal quanto nacional. Segundo um dos coordenadores do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Josimar Rocha, vão ser levantadas propostas para organizar as políticas públicas do setor. “Como ainda não há um sistema para estruturar essas políticas na cidade e nem no país, como há o do SUS, precisamos das conferências para nos organizar e futuramente compor esse sistema.” A conferência acontece nesta segunda e terça-feira, 27 e 28 de junho, e, segundo a estimativa dos organizadores, deve reunir 250 pessoas em torno do tema central: “Alimentação Saudável, adequada e solidária: direito humano básico”.

Entre as propostas que devem surgir está a constituição de uma coordenadoria, talvez com status de secretaria, para reunir todas as políticas que dizem respeito à área. Ainda de acordo com o coordenador, também vai ser trabalhada a inclusão de pessoas que participam de programas sociais do governo nos Conselhos Alimentares. “Queremos a representação dos beneficiados de programas como o Bolsa Família, ou de programas de Agricultura Familiar, por exemplo. Até agora nós temos a presença de instituições que representam essas pessoas, mas a segurança alimentar é muito ampla, ela trata desde a produção e a relação com meio ambiente até a mesa do cidadão.”

Na Conferência Municipal, devem ser eleitos os delegados que vão participar da regional, marcada para os dias 1º e 2 de julho, com a participação de 27 municípios, cada um tem o direito de indicar nove participantes. Estes eventos devem se repetir em várias cidades mineiras, com objetivo de reunir propostas e eleger delegados que vão participar da Conferência Estadual, entre os dias 4 e 7, e partir daí outras pessoas vão ser apontadas para discutir a Política Nacional de Segurança Alimentar.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura, WWW.uberaba.mg.gov.br, ou então no início do evento. A etapa municipal acontece a partir das 18h, no Centro Administrativo, situado à Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por