A Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 14ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberaba está organizando a 2ª Conferência da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nesta sexta-feira (12), às 19h30. O evento é gratuito e aberto ao público e acontecerá no Auditório da OAB, localizado na rua Maranhão, 1460, no bairro Mercês.
A conferência contará com a participação de Dandara Amazzi Lucas Pinho, advogada, antirracista, antiprobicionista e feminista interseccional, como palestrante principal. Também são esperados Marcos Silva, coordenador geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra e ex-presidente da Fundação Palmares, e Paulo Roberto, ex-secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A abertura do evento será realizada pela dupla Diego e Luiza, e haverá apresentação teatral feita pela Cia de Teatro Cor de Yabá.
O objetivo da Conferência é discutir a igualdade racial e promover o letramento racial para a sociedade. "Quando eu fui convidada para ser presidente da Comissão meu objetivo principal era trazer a comunidade para dentro da OAB para que as pessoas pudessem conhecer esse espaço que é do povo. E também trazer letramento racial para sociedade", destaca a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Morena Felício Moreira.
Além disso, o evento também homenageará empreendedores e protagonistas negros. "Ainda que o fim do racismo seja utópico, eu vejo que nossa única alternativa de sobrevivência é lutar, lutar e lutar. É se alimentar de eventos como a 2ª Conferência da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e trazer conhecimento e celebrar os nossos. Abraçar a causa racial de fato. E, claro, projetar o futuro, aquele que sonhamos para nossos netos e bisnetos, pois é bem provável que nós não vejamos os resultados e não colhamos frutos do que estamos semeando agora. Portanto, eu reitero que não há outro caminho, só a luta, a luta aliada com projetos, sonhos, é isso que dá sentido para vida", ressalta Morena Felício.
A iniciativa é importante para discutir e promover a igualdade racial e incentivar a sociedade a abraçar essa causa. A Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Uberaba espera contar com a presença de todos para debater e celebrar a cultura negra.
(Foto/Divulgação)