SPARTAN SPORT

Conheça o projeto social de futsal feminino de Uberaba reconhecido pelo Ministério do Esporte

Daniela Miranda
Publicado em 28/07/2023 às 12:01
Compartilhar

Equipe já conquistou vários títulos (Foto/Divulgação)

Com o objetivo de permitir que meninas tenham seu primeiro contato com a bola e se transforem em atletas, a Associação Spartan Sport de Futsal Feminino tem se destacado em Uberaba. O projeto social conta com 60 alunas em diferentes categorias. Com pouco mais de um ano, a Associação Spartan já participou de oito campeonatos, conquistando títulos de campeã e bicampeã. Na última semana, o projeto foi reconhecido pelo Ministério do Esporte, recebendo a aprovação e autorização para captação de recursos através da renúncia fiscal. 

Entre as conquistas recentes, a Associação Spartan foi campeã na Copa Regional Campos Altos, Super Copa Araxá, Copão Sicoob Regional 2022 e FastCup Futsal. A equipe também conquistou o título de bicampeã nos campeonatos FastCup Uberaba e Copão Sicoob Regional 2023. “As garotas ainda almejam participar de competições ainda maiores, como o Campeonato Mineiro, que abre portas para a Taça Brasil e a Copa do Brasil”, destacou a idealizadora do projeto, Célia Andrade. 

Com pouco mais de um ano de atividades, a Associação Spartan conta com uma equipe técnica com mais de 45 pessoas e atende 60 alunas, seja para lazer ou para aprender as técnicas e entrar em competição na modalidade de futsal. O projeto é dividido por categorias, sendo 15 atletas adultas de alto rendimento, 12 atletas feminino adulto em transição e 40 aspirantes do futsal. A variação de idades das atletas é de 15 anos a 40 anos. “Além de formar apenas times e disputar campeonatos, queremos também incluir as mulheres no esporte, trazê-las para as quadras e mostrar que o futsal é para todas, trazendo também a responsabilidade educacional”, afirma Célia. 

A Associação Spartan tem também o "Sparta Kids" com 15 alunas, de 04 anos a 14 anos. A capitã da equipe de rendimento da Spartan Sport, Daniela de Romas, de 29 anos, destaca a importância do projeto. "Atuo como a técnica das nossas menininhas da base. Esse projeto veio para mudar a realidade de meninas que amam o futsal e não têm a oportunidade de aprender. Ver a alegria nos olhos delas é o que me move a estudar e aprender cada dia mais. Esse projeto é lindo e aos poucos vamos mudando a realidade de algumas meninas", afirma Daniela, que já foi campeã do Campeonato Mineiro pela cidade de Passos (MG) e compete atualmente o Mineiro por Araguari (MG). 

Integrante do 'Spartan Kids', Isabella Queluz Vaz tem 12 anos e conta sua experiência. "Amo tanto tudo isso que ainda não parei para pensar em qual faculdade queria fazer, fico feliz de saber que o futsal pode me dar uma bolsa de estudo no futuro. Ainda estou empolgada em poder estar na quadra e vestir a camisa do projeto Spartan Sport".

Steffany Rezende, de 11 anos, joga desde os 4. "Para participar eu preciso está sempre com boas notas na escola, e ter bom comportamento. Fico muito feliz em encontrar minhas amigas Spartanas, lá a gente aprende a jogar futsal e tudo é muito legal, queria que tivesse aulas mais vezes na semana, para eu aprender ainda muito mais, até conseguir ter idade para jogar com as meninas maiores que jogam as competições", destaca Steffany.

Com pouco mais de um ano, a Associação Spartan já participou de oito campeonatos, conquistando títulos de campeã e bicampeã (Foto/Divulgação)

No dia de 20 de junho de 2023, o Spartan Sport foi reconhecido pelo Ministério do Esporte, que aprovou e autorizou o projeto a captar recursos através da renúncia fiscal. “As empresas podem investir parte do que pagariam de Imposto de Renda em nosso projeto, sendo esse percentual em até 2% para empresas (lucro real) e pessoas físicas até 7%. Esses incentivos são necessários para continuarmos com o projeto”, explica a idealizadora Célia.  

De acordo Célia Andrade, os treinamentos ocorrem de segunda a sábado e incluem práticas táticas, condicionamento físico, treinos específicos para goleiras e aulas em vídeo. “Essa dedicação e disciplina das meninas têm se refletido em resultados positivos e vêm chamando a atenção de universidades, que oferecem bolsas de estudo integrais a suas representantes, evidenciando ainda mais o impacto social positivo que vem gerando", afirma Célia. 

Rayane Gomes, mais conhecida como Japa, tem 23 anos e joga desde os 10. "Já joguei em muitos times de Uberaba e região, mas infelizmente não tive nenhum time que me acolhesse e acreditasse no meu futebol, mas foi nessa nova composição da equipe Spartan Sport que eu me senti à vontade de jogar e de poder mostrar minha melhor versão, e com elas eu consigo dar sempre o meu melhor".  

Projeto Spartan Kids (Foto/Divulgação)

Steffany e Isabella são alunas do Spartan Kids. (Foto/Divulgação)

Equipe de competição da Associação Spartan Sport de Futsal Feminino (Foto/Divulgação)

Daniela e Japa também integram o time (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por