O plantio do milho também apresenta evolução (Foto/Ilustrativa)
Confirmada a previsão de aumento nas áreas plantadas de milho e soja no Município. Em reunião realizada no Sindicato Rural de Uberaba (SRU), o Conselho de Safra informou que faltam poucas áreas para serem computadas. O crescimento é de cerca de 2% nas lavouras de soja e de 33% nas de milho.
Segundo os números computados pelo Conselho, até a atual data, Uberaba plantou 85.100 hectares de soja. Em comparação com os 83.600 hectares do grão, plantados no ano passado, o crescimento foi de 1,8%. Já nas lavouras de milho, a área plantada é de 26.250 hectares. Como em 2022, o Município plantou apenas 19.700 hectares, o crescimento na lavoura de milho já supera 33%, num comparativo entre as duas safras.
Apurado de forma separada, o plantio do milho silagem também apresenta evolução. Segundo dados do Conselho de Safra, foram plantados 13.600 hectares na safra 2022/2023, para 12.300 no ano passado. O aumento, até o momento, é de 10% no plantio de milho silagem no Município.
Faltando alguns pontos para serem fechados, como em áreas no chapadão, o extensionista da Emater, Petrônio Silva, ressaltou que o crescimento nas lavouras de milho e soja se deu em áreas de pastagens e de antigas plantações de cana-de-açúcar. Segundo o técnico, fato confirmado pelos demais conselheiros, houve uma redução de 4.200 hectares no cultivo da cana na atual safra. “Por outro lado, vários pequenos produtores abandonaram a atividade leiteira (região de Santa Rosa), passando a investir em grãos pelo sistema de parceria”, disse Petrônio.
Sobre produtividade, o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, relatou que ainda é cedo para se ter uma média geral, mas as estimativas são de 9.900 quilos por hectare para o milho e 3.900 (63 sacas) para a soja. O titular da Sagri disse que a colheita está atrasada no Município, tendo no excesso de chuvas fator complicador. “Porém, ela já começou, com pouco mais de 3% de lavouras colhidas. Em contrapartida, alguns produtores iniciaram o plantio do milho safrinha, cuja expectativa é de atingir 40 mil hectares em 2023. Já o sorgo deve bater na casa dos 30 mil hectares em Uberaba”, informou.