Conselho Municipal do Idoso de Uberaba tem projeto de realizar pesquisa em relação à terceira idade na cidade. O objetivo é traçar o perfil dos habitantes acima dos 60 anos no município, para melhor elaboração de políticas públicas voltadas a essa parcela da sociedade.
Segundo o presidente do Conselho, Thiago Fernando, hoje não existe um diagnóstico que conte quem são as pessoas idosas de Uberaba e quais as suas necessidades. “Não tem nenhum levantamento da realidade de quantos idosos nós temos dentro da cidade hoje, que é uma preocupação do Conselho. Nós estamos trabalhando para conseguir fazer esse estudo ainda este ano, para a gente reconhecer quem é o idoso de Uberaba”, conta.
Thiago conta que o objetivo é colher dados com a mesma precisão daqueles colhidos pelo Comdicau (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba). O estudo, realizado em 2023, apontou os bairros com maior índice de violência contra o público infantojuvenil, entre diversos outros dados.
“O Comdicau fez e teve muito sucesso. Eles já estão trabalhando em cima desses dados que conseguiram e o Conselho do Idoso quer seguir também por esse caminho. A gente está tardiamente pensando nas coisas, mas precisamos fazer. E ainda mais levando em consideração que a população idosa está só aumentando. É muito importante que esses dados também cheguem, para que a gente consiga propor, junto ao município, políticas públicas”, reforça Thiago Fernando.
No entanto, o presidente do conselho afirma que, atualmente, a comunicação entre os órgãos públicos, para levantamento desses dados, precisa ser melhorada.
“Eu estou acompanhando de perto o Conselho do Idoso há uns oito anos. E nós temos uns cinco anos que estamos tentando fazer um fluxo de atendimento ao idoso. Não conseguimos, porque não juntamos os órgãos”, finaliza.