Publicado ontem no Diário Oficial da União decreto que prorroga até o dia 31 de dezembro de 2011, a redução de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção.
A medida foi recebida com muito otimismo pelos empresários e trabalhadores do setor. Para o empresário Antônio Carlos da Silva, proprietário de uma loja de material de construção, a prorrogação irá contribuir ainda mais para aquecer o setor. “Com certeza, essa atitude é uma alavanca para a construção civil. Apesar de o próximo ano ser de transição, nós, empresários, acreditamos que as vendas de materiais de construção continuarão crescendo.”
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Nagib Facury, a prorrogação é de extrema importância e prova que o governo tem feito sua parte. “Cabe agora aos empresários se enquadrarem para que não haja inflação no setor, que acabe prejudicando o seu crescimento”, ressalta.
A desoneração venceria em 31 de dezembro deste ano, mas foi renovada até o fim de 2011. Adotada em abril de 2009 para ajudar o país a enfrentar a crise que abalou as economias ao redor do mundo, a desoneração alcança 45 itens da chamada cesta básica da construção.
Também foi prorrogada até 31 de dezembro do ano que vem a redução do IPI incidente sobre veículos de transporte e bens de capital.