CIDADE

Consultoria recomenda eliminar mão dupla e estacionamento dois lados

Ruas de mão dupla e estacionamento nos dois lados da via estão entre os principais problemas do trânsito em Uberaba, conforme relatório preliminar feito por consultoria especializada

Gisele Barcelos
Publicado em 20/07/2009 às 09:11Atualizado em 17/12/2022 às 05:11
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Ruas de mão dupla e estacionamento nos dois lados da via estão entre os principais problemas do trânsito em Uberaba, conforme relatório preliminar feito por consultoria especializada. Os técnicos estiveram na cidade este mês e percorreram as avenidas centrais para uma análise inicial do sistema viário. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, os especialistas avaliaram que existem apenas alguns pontos isolados que precisam de ajuste na malha urbana. “O nosso sistema viário e de transporte coletivo foram considerados bons”, destaca.   No entanto, ele explica que já foi feita orientação para melhorar o trânsito. Entre elas: implantar pistas de sentido único alternado (binários) em vez de ruas de mão dupla, acabar com o estacionamento dos dois lados das vias, diminuir os acessos nas avenidas principais para dar fluidez ao tráfego e definir melhor os locais para travessia de pedestre. Também foram elencadas intervenções na proximidade dos principais pontos turísticos, porém as ideias foram tratadas de maneira breve no documento. Quanto a alargamento de ruas, Karim afirma que a proposta não foi citada, até porque encontraria vários obstáculos para ser implementada.   Sobre o transporte coletivo, o secretário explica que os especialistas consideraram o sistema e as linhas boas. “Nem o atraso comum registrado, de cinco minutos, foi considerado um problema. É algo que ocorre em função da condição geográfica, pois a cidade tem muitos morros”, afirma.   De acordo com Karim, a construção dos terminais de integração foi citada apenas de forma preliminar e, a princípio, o local indicado para instalação seria próximo à rotatória de convergência entre a avenida Leopoldino de Oliveira e a Univerdecidade. Karim explica que a consultoria estabeleceu um cronograma em que as mudanças nas linhas de ônibus, só começarão a ser feitas a partir de janeiro de 2010. Até lá, será um período de observação do serviço prestado com as duas novas concessionárias em operação. “A equipe do engenheiro Jaime Lerner deverá encaminhar proposta de trabalho final para nós na semana que vem”, conclui.    

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