Pagamento até o dia 1º de abril tem desconto de 15% (Foto/Reprodução)
Contribuinte relata dificuldade na emissão da guia do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), nesta terça-feira (23). Segundo moradora de Uberaba, ao tentar emitir as guias, o site apresenta um erro e não finaliza o processo. Ainda, na manhã desta terça, o sistema não estava completando o carregamento da página para ela. A Prefeitura de Uberaba afirma que o sistema opera normalmente.
Ao Jornal da Manhã, a mulher afirma que tentou realizar o download da guia única de mais de um endereço, porém, sem êxito. Segundo ela, uma mensagem na tela aponta erro na emissão do boleto. Ainda, o site teria apresentado lentidão no carregamento pela manhã.
“Eu tentei entrar aqui, ele continua buscando, buscando e não entrou, não está entrando. Não está nem entrando no Portal do Cidadão, que eu já tentei mais cedo, eu tentei ontem, mas agora não está entrando. Aparece assim: ‘Erro ao gerar a guia de IPTU. Erro ao registrar boleto’”, afirma.
Ainda, a contribuinte aponta que tentou entrar em contato com a Prefeitura de Uberaba pelo telefone do local, mas sem sucesso. “Eu já tentei falar lá, mas você sabe, eu fico respondendo com um atente, só chama e ninguém atende”, pontua.
Em contato com a Prefeitura de Uberaba, a reportagem do Jornal da Manhã foi informada que o sistema opera normalmente, de acordo com a Codiub. “Para a contribuinte ser atendida, pode enviar seu telefone para que a Secretaria da Fazenda faça atendimento ou ela pode ligar no 3318-0603, ou ainda nos telefones: 3318-0689 / 3318-0649 / 3318-0297 / 3318-2037 / 3318-0247", orienta.
A emissão de guias começou nesta segunda-feira (22) com instabilidade no sistema. Usuários relataram dificuldade no acesso ao site e aos boletos. A Prefeitura confirmou a instabilidade e informou que não houve problema com o sistema de emissão das guias do IPTU, mas sim sua integração com outros serviços, tendo sido resolvido em poucas horas, retornando o serviço à normalidade.
Neste momento, somente poderão ser emitidos os boletos para pagamento antecipado até 1º de abril com desconto. Quem optar pelo pagamento adiantado terá abatimento de 15% no valor do imposto. O percentual de desconto pode chegar a 20% para os imóveis com calçada arborizada e que pleitearam o benefício do IPTU Verde.