Uberaba ganhará protagonismo nacional ao sediar a 53ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que acontece nesta quarta (19) e quinta-feira (20). O evento reúne, no Centro de Inovação, representantes da Controladoria-Geral da União, dos 27 estados brasileiros, capitais e diversos municípios. Além de anfitriã, a cidade irá se destaca com iniciativas inovadoras que serão apresentadas no encontro, como sua atuação na criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) e um projeto pioneiro de transparência na administração pública.
Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, a controladora-geral do município, Júnia Camargo, destacou a importância do evento e ressaltou o papel de Uberaba na criação do Coneci-MG, como um case de sucesso a ser apresentado na reunião técnica. Segundo ela, além de sediar e integrar o Conselho Nacional, a cidade também ocupa um cargo na diretoria do Conselho Estadual, com um papel fundamental na sua criação, incentivando a participação de outras controladorias municipais de Minas Gerais, o que contribui para o fortalecimento do controle interno no estado.
“Vamos falar de temas importantes como o fortalecimento dos programas de integridade nas organizações da sociedade civil e no controle preventivo e combate da corrupção em obras e serviços públicos, que são temas que estão todos os dias dentro das atividades que as controladorias desenvolvem. E, a controladoria-geral de Uberaba vai apresentar a criação do Conselho Estadual de Controle Interno, no qual somos vice-presidentes e tivemos uma participação importante na sua estruturação", explica Júnia Camargo, também atual vice-presidente do Coneci-MG.
Segundo a entrevistada, outro destaque do evento será a apresentação do promotor José Carlos Fernandes sobre a entrega de senhas dos sistemas municipais ao Ministério Público (MP), iniciativa inédita no país. Ela ressaltou que Uberaba é pioneira nessa prática, que representa um avanço significativo na transparência da administração. A medida garante ao MP acesso direto a dados essenciais, eliminando burocracia e agilizando a fiscalização.
“Esse é um aspecto de transparência muito importante. Acredito que o Dr. José Carlos Fernandes trará isso também como case, servindo de pauta para outros controladores”, ressalta a controladora-geral do município.
As reuniões técnicas do Conselho Nacional ocorrem quatro vezes ao ano, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento do controle interno. O evento, nos dias 19 e 20 de março, contará com palestras, painéis e apresentações de boas práticas. Pela primeira vez realizado fora das capitais, o encontro em Uberaba espera reunir cerca de 180 participantes, entre controladores, especialistas e servidores da área. O primeiro dia será transmitido online pelo canal do Conaci no YouTube.