Recursos para implementar políticas públicas voltadas para esse público devem ser garantidos por meio do programa “Ruas Visíveis”, do governo federal
A Seds intensificou a busca ativa e o acolhimento da população em situação de rua, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e de outros órgãos (Foto/Divulgação)
Uberaba está prestes a firmar convênio com o governo federal por meio do programa “Ruas Visíveis”, que destina recursos a municípios com ações voltadas à população em situação de rua. A expectativa é que o processo seja oficializado dentro de 30 dias, conforme declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, ao Jornal da Manhã.
Em entrevista recente ao programa Pingo do J, Ernani revelou que a cidade será habilitada no programa federal, mas que o processo ainda está em tramitação no âmbito municipal. “Uberaba ainda não está oficialmente dentro do programa, porque reunimos toda a documentação junto ao governo federal e, em seguida, houve a burocracia interna e o parecer jurídico. Agora falta apenas a assinatura da prefeita. Não sei precisar o prazo exato, mas acredito que dentro de 30 dias esse convênio estará firmado”, explicou.
Com a adesão, o município poderá acessar recursos destinados à ampliação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Uberaba já realiza ações de abordagem social, mas a proposta é intensificar esse atendimento. “Esse é um trabalho de formiguinha, feito por muitas mãos, que conta com o apoio de toda a rede de atendimento. Hoje fazemos uma abordagem semanal, mas queremos torná-la diária”, destacou o secretário.
Ernani também ressaltou a necessidade de fortalecer o cuidado com pessoas em situação de rua que enfrentam problemas de saúde, especialmente relacionados à dependência química. Segundo ele, a cidade está reestruturando o Centro POP e a Casa de Passagem para melhorar o acolhimento e o acompanhamento.
“Em muitos casos, a dependência química exige um cuidado maior. Ainda enfrentamos gargalos na articulação com a rede de saúde e precisamos alinhar ações entre as pastas para garantir cuidado mais efetivo”, completou.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) tem intensificado a busca ativa e o acolhimento dessa população, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e outros órgãos. As equipes percorrem pontos estratégicos da cidade, oferecendo encaminhamento para serviços socioassistenciais e unidades de acolhimento. O objetivo é construir vínculos e garantir o acesso a direitos da população mais vulnerável.