TRISTE NOTÍCIA

Influenza A avança entre idosos e crianças aponta InfoGripe da Fiocruz

Publicado em 16/05/2025 às 17:25
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

O novo boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), emite um alerta preocupante: o vírus da influenza A tornou-se a principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos e figura entre as três principais causas de óbitos em crianças no Brasil.

A atualização, que se refere à Semana Epidemiológica 19 (de 4 a 10 de maio), revela um aumento expressivo nas hospitalizações por SRAG em várias regiões do país. Estados do Centro-Sul, além de partes do Norte e Nordeste, já apresentam níveis moderados a altos de incidência da doença.

Entre as crianças pequenas, o número de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) continua subindo. Contudo, alguns estados do Centro-Oeste e Sudeste começam a mostrar sinais de desaceleração — ou até mesmo reversão — dessa tendência.

Mesmo com essa possível melhora em algumas regiões, o recado da Fiocruz é claro: não é hora de relaxar os cuidados. “A incidência continua alta ou moderada, por isso as precauções devem ser mantidas”, destaca a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e responsável pela análise do InfoGripe.

Portella chama atenção para um dado alarmante: a mortalidade por SRAG em crianças pequenas já se aproxima dos níveis registrados entre os idosos. Nestes, a principal causa é a influenza A, seguida pela Covid-19. Já entre os pequenos, o VSR continua sendo o vilão, seguido pelo rinovírus e pela própria influenza A.

Diante desse cenário, a especialista reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. “É fundamental se vacinar o quanto antes. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir hospitalizações e mortes”, alerta. Ela também recomenda o uso de máscaras em unidades de saúde, ambientes fechados com aglomeração e sempre que surgirem sintomas gripais.

Situação crítica em 15 estados

O levantamento mostra que 15 das 27 unidades da federação estão com níveis de alerta, risco ou alto risco para SRAG, com tendência de crescimento nas últimas semanas. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Outros oito estados também apresentam incidência elevada, embora sem sinal de crescimento recente: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

O número de casos entre jovens, adultos e idosos, principalmente causados pela influenza A, segue em alta. Os estados do Centro-Sul — como Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina — estão entre os mais afetados, além de localidades no Norte (como Amapá, Pará e Rondônia) e no Nordeste (como Ceará e Maranhão).

Mais de 56 mil casos já notificados em 2025

Desde o início do ano epidemiológico de 2025, já foram notificados 56.749 casos de SRAG no país. Desses, 46,5% tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório, 38,5% deram negativo e cerca de 8,7% ainda aguardam confirmação laboratorial.

Entre os casos confirmados, os principais agentes são: VSR: 42,7%; Rinovírus: 25,8%; Influenza A: 15,3%; Sars-CoV-2 (Covid-19): 16,1% e Influenza B: 1,4%.

Nas quatro últimas semanas, a influenza A teve um salto, respondendo por 30,1% dos casos positivos — enquanto o VSR lidera com 55,3%.

A média de incidência e mortalidade por SRAG nas últimas oito semanas mantém um padrão preocupante, atingindo principalmente os extremos etários: crianças pequenas e idosos. O VSR segue como o maior responsável pelos casos graves entre os pequenos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por