Edital de convocação, publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de novembro, reuniu ontem no edifício Elvira Shopping cerca de 100 produtores e trabalhadores rurais associados
Edital de convocação, publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de novembro, reuniu ontem no edifício Elvira Shopping cerca de 100 produtores e trabalhadores rurais associados a sindicatos trabalhistas e patronais de Uberaba, Conceição das Alagoas, Delta, Água Comprida e Campo Florido.
Como especificado na publicação, os sindicalistas acreditavam estar comparecendo a uma assembleia para definição de novo sindicato do setor, denominado Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais. No entanto, quando os líderes sindicalistas subiram a sala 1012 do 10º andar do prédio, local marcado para a realização da assembleia, encontraram um escritório de advocacia e a proprietária sequer tinha conhecimento do edital.
“Mobilizamos os sindicatos da região e vieram, inclusive, ônibus com trabalhadores de cidades vizinhas. Grande foi a nossa surpresa quando chegamos aqui e vimos que não tinha nada. Com certeza vamos tomar providências em relação a isso, principalmente porque é um órgão sério como o Diário Oficial da União”, afirma Gilma Gonçalves Xavier, advogada da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).
Para Rivaldo Machado Borges, presidente do Sindicato Rural de Uberaba, a publicação foi criminosa. “A gente fica preocupado porque, pelo que parece, eles queriam criar alguma coisa na surdina, porque, volto a reafirmar, não há necessidade de criação de outro sindicato na região”, conta.
Segundo ele, outras 120 regiões do Estado também foram convocadas para a realização de assembleias. “Representantes de Uberaba e Conquista também foram ao local marcado e não encontraram nada. Existe uma improbidade, uma intenção de montar algum esquema em benefício próprio. Acho que é caso de polícia”, afirma.
A Polícia Militar foi chamada ao local para fazer o boletim de ocorrência e iniciar as investigações sobre a suposta convocação fantasma.