CUIDADO

Corpo de Bombeiros alerta para os riscos de passeios em rios e cachoeiras

Tito Teixeira
Publicado em 15/01/2024 às 19:34Atualizado em 15/01/2024 às 21:07
Compartilhar
 (Foto/Arquivo)

(Foto/Arquivo)

Verão, estação das férias escolares, do calor e também das chuvas. Com as altas temperaturas, cresce a procura por rios, cachoeiras, piscinas. O Corpo de Bombeiros em Uberaba alerta para os riscos de afogamento e, com a chegada das chuvas, para um fenômeno meteorológico conhecido como cabeça d’água.

O fenômeno é causado pelo aumento rápido e repentino do nível de água em rios e ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai em partes superiores de uma cachoeira ou ao longo de um curso d’água. Com isso, os banhistas são surpreendidos pela força da água, que sobe rapidamente e dificulta a saída do corpo hídrico.

As cabeças d’água ocorrem principalmente no verão, quando as chuvas são mais fortes. No fim de semana, três adultos e uma criança foram salvos por guarnição do Corpo de Bombeiros após ficarem ilhados no Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Rio Acima, na Grande BH. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o grupo ficou ilhado após elevação repentina do nível da água, engolindo a trilha para a Cachoeira do Índio, por onde chegaram.

O Corpo de Bombeiros em Uberaba alerta que o volume de água de cachoeiras pode colocar os banhistas em risco e causar acidentes. A corporação disponibiliza redes sociais para evitar situações de risco.

Uma das orientações é preferir banhar-se em rios e balneários que disponham de guarda-vidas. Não nade em rios com presença de correnteza. Se estiver em embarcação, use sempre o colete salva-vidas.

Fique atento à previsão do tempo. Evite banhar-se em cachoeiras em que existe a possibilidade de ocorrência de chuvas nos trechos de rio acima (à montante). Em caso de chuvas, procure um local mais alto e mais afastado do leito do rio para se colocar em segurança.

Outras dicas do Corpo de Bombeiros é nunca mergulhar de cabeça, nem entrar na água após a ingestão de bebidas alcoólicas ou uso de medicação que cause alteração psicomotora. Evite refeições pesadas antes de entrar na água.

O Corpo de Bombeiros de Uberaba orienta ainda para nunca se colocar em risco para ajudar outra pessoa. Evite se tornar uma nova vítima. Auxilie apenas se for possível fornecer algum objeto flutuante, cordas ou galhos, de modo que não haja contato direto com a vítima. E cuide das crianças e das pessoas mais vulneráveis e com limitações físicas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por