NOVOS CORTES

Corte de árvores próximo ao aeroporto volta a ser alvo de reclamação

Juliana Corrêa
Publicado em 10/11/2024 às 19:34Atualizado em 10/11/2024 às 19:55
Compartilhar
De acordo com o denunciante, as árvores estavam na localidade há mais de 30 anos (Foto/Reprodução)

De acordo com o denunciante, as árvores estavam na localidade há mais de 30 anos (Foto/Reprodução)

Supressão de árvores na região do Aeroporto Mário de Almeida Franco volta a ser alvo de reclamação. Leitor procurou a reportagem do Jornal da Manhã para se queixar da supressão de três árvores na rua Alfa, no bairro Umuarama. O denunciante questiona, principalmente, a possibilidade de danos ao meio ambiente. 

De acordo com o denunciante, as árvores seriam antigas e questiona a que se atribui a necessidade dos cortes. “Mais de 30 anos de árvores jogados no chão. Depois reclamam do calor e das queimadas. Cadê os responsáveis pelo meio-ambiente?”, questiona, indignado. 

A Secretaria de Meio Ambiente respondeu, em nota, que “a empresa Aena, concessionária do Aeroporto de Uberaba, solicitou à Secretaria de Meio Ambiente autorização para a remoção de três árvores no local: duas árvores de flamboyants e uma monguba. Essas árvores apresentavam comprometimento estrutural e facilitavam o acesso não autorizado ao sítio aeroportuário. A remoção foi devidamente autorizada por questões de segurança.” 

Também foi informado que: “O requerente (Aena) deverá fazer a reposição de 13 mudas, devidamente tutoradas, no mesmo local onde ocorreu a remoção, utilizando espécies nativas compatíveis com o ambiente. O plantio deve ser efetuado no prazo de 10 dias, contados a partir da data da supressão”. 

À época, o gerente do Aeroporto Mário de Almeida Franco, Guilherme Zapola, contou em entrevista à Rádio JM que um dos principais pilares da operação aeroportuária é o manejo de fauna, o que requer controle da vegetação. 

"A gente brinca que o aeroporto, basicamente, para a operação, precisa de sistemas elétricos, que garantem uma boa operação noturna, e manejo de fauna, ou seja, para garantir que não haja muitos pássaros. Então, a vegetação é controlada. Não é simplesmente chegar e cortar, há uma técnica muito avançada por trás do manejo de fauna. A parte de pintura e pavimento também são essenciais para garantir que o aeroporto esteja operando bem", afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por