Atividades são realizadas em parceria com a UFTM e buscam fortalecer vínculos familiares durante o período de recesso escolar
O Cras Dr. Décio Moreira, no bairro Elza Amui, iniciou nesta sexta-feira (16) uma Oficina de Férias voltada a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A ação é desenvolvida em parceria com o curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e integra as estratégias de acolhimento e prevenção durante o período de férias escolares.
As atividades têm como foco a ampliação do cuidado social e a identificação de demandas das famílias atendidas pela unidade. Segundo a gerente do Cras, Nayanne Groke Alves Ferreira, as oficinas também funcionam como porta de entrada para o acompanhamento social. “Há situações de famílias que inserimos no acompanhamento da unidade e no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) em que a porta de entrada foi por meio das oficinas”, afirmou.
A terapeuta ocupacional Nathalia Ferrari, responsável pelos estagiários da UFTM que atuam no Cras, explicou que a iniciativa surgiu a partir da percepção de aumento da vulnerabilidade de crianças e famílias durante o recesso escolar. “Iniciamos as oficinas com essa perspectiva de ter um espaço em que pudéssemos acompanhar essas crianças. Temos como objetivo trabalhar a questão do fortalecimento de vínculos entre essas crianças, das crianças com as famílias e das famílias com o território”, disse.
As oficinas de Terapia Ocupacional ocorrem nos dias 20, 22 e 27 de janeiro, das 8h30 às 10h, e nos dias 16 e 23 de janeiro, das 15h às 16h30. O Cras Dr. Décio Moreira fica na avenida Guilherme Capucci, 65, no Jardim Elza Amui I. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3314-3037.