
Semam informou que uma equipe técnica será enviada ao local nesta quinta-feira (15) para realização de vistoria (Foto/Reprodução)
Moradores do bairro Mercês denunciaram ao Jornal da Manhã uma intervenção considerada drástica em árvores localizadas na rua Episcopal. Segundo o relato, a ação ocorreu na tarde do último sábado (11) e resultou em cortes severos na vegetação, conforme mostram imagens encaminhadas à reportagem. Segundo a Prefeitura de Uberaba, o caso será apurado por meio de vistoria técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Seman), nesta quinta-feira (15).
Uma denunciante, que procurou o JM, questionou a legalidade da poda e se houve autorização do Executivo para a intervenção. De acordo com informações repassadas por moradores da região, o serviço teria sido realizado após suposta tentativa de invasão de imóveis próximos, já que os espécimes estariam tampando as fachadas dos comércios. Ainda assim, de acordo com eles, não justificaria o corte intenso das árvores já que, aparentemente, a intervenção causou danos significativos, levantando suspeitas de irregularidade ambiental e descumprimento das normas de arborização urbana do município.
Em nota, a Semam informou que uma equipe técnica será enviada ao local nesta quinta para realização de vistoria. Caso seja constatada poda drástica ou irregular, será elaborado relatório técnico e o caso será encaminhado ao Departamento de Controle Ambiental para as providências cabíveis, incluindo eventual notificação e autuação do proprietário do imóvel responsável pelas árvores localizadas na calçada.
A pasta ressaltou ainda que podas inadequadas podem comprometer a estabilidade das árvores e colocar em risco a segurança da população. O órgão reforça que “qualquer intervenção deve ser precedida de avaliação técnica e executada exclusivamente por profissionais credenciados junto à Secretaria, conforme os editais vigentes”. A relação desses profissionais é pública e está disponível no site oficial da Prefeitura de Uberaba.