Representantes do Crea e da Convale, inclusive, a prefeita Elisa Araújo (Foto/Divulgação)
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Convale) formalizaram o primeiro acordo de cooperação técnica entre as entidades.
De acordo com Crea e Convale, o objetivo é estabelecer a troca de informações e à colaboração institucional para um relacionamento eficiente entre as partes. Será desenvolvida uma articulação e a adoção de normas e procedimentos em questões de interesse comum, como a fiscalização e a segurança dos serviços de engenharia, agronomia e geociências.
O acordo foi assinado pelo presidentes do Crea-MG, Lúcio Fernando Borges e pelo prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas (PSD), presidente do Covale.
“Esse acordo é um marco importante para os prefeitos dos 13 municípios consorciados, além de estabelecer uma nova relação deles à instituição do Crea-MG, no âmbito da fiscalização e, também, de forma regulatória”, ressaltou o presidente do Convale.
Ainda segundo Renato Soares de Freitas, o Conselho vai auxiliar as prefeituras, por exemplo, na regularização de imóveis e, eventualmente, na elaboração de laudos técnicos.
O presidente do Crea-MG disse que o propósito, também, é o de valorizar as profissionais regulamentadas: Engenharia, Agronomia e Geociências. “Além de mostrar a importância das nossas profissões, com esse acordo de cooperação, vamos, ao lado do Convale, contribuir para o desenvolvimento da região”, diz Lúcio Fernando Borges.
O documento levou a assinatura, também, da prefeita de Uberaba e presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Elisa Araújo (Solidariedade), e o diretor Técnico e de Fiscalização do Crea-MG, Marcos Gervásio.
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Crea-MG, vai oferecer instrumentos para resolução de conflitos entre pessoas físicas ou jurídicas ligadas às áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
O ato foi formalizado durante programação presidida pela presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), arquiteta Alexandra Rôso.