BOM TEMPO

Crei completa 11 anos fortalecendo a inclusão na rede municipal de ensino

Publicado em 07/08/2025 às 20:25
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

O Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei), vinculado à Diretoria de Apoio à Educação Básica da Secretaria de Educação (Semed), comemora 11 anos de funcionamento, nesta quinta-feira (7), com uma trajetória marcada pela luta e compromisso com uma educação mais justa, equitativa e inclusiva na rede municipal de ensino. 

Criado oficialmente em 2014, o Crei tem suas raízes em projetos iniciados na década de 1990 voltados para alunos com dificuldades de aprendizagem, como o “Ensino Alternativo”. Ao longo dos anos, outras iniciativas fortaleceram a pauta, como a formação do Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual, em 1996, e do Centro de Apoio Diagnóstico, Orientação e Pesquisa em Educação Especial (Cadope), em 1999, ambos marcos na assistência psicopedagógica e especializada de Uberaba.

Apesar dos desafios institucionais que resultaram no fechamento do Cadope e de salas de recursos entre 2006 e 2007, o compromisso com a inclusão seguiu firme. Em 2010, foi criado o Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade, e, quatro anos depois, o Crei foi oficialmente instituído por meio do Decreto nº 1.920, ampliando seus serviços, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Atendimento aos Distúrbios de Aprendizagem (ADA).

Entre 2021 e 2025, o Crei consolidou-se como um pilar estratégico para a rede municipal, especialmente diante dos desafios do pós-pandemia. Houve a transferência para um espaço mais acessível e acolhedor, o crescimento do número de alunos com professor de apoio, que mais que dobrou, além de quase 1.800 estudantes atendidos somente no primeiro semestre de 2025. “As formações continuadas para equipes escolares e gestores foram fortalecidas, com a garantia de práticas pedagógicas mais qualificadas e inclusivas. Paralelamente, foram ampliadas as parcerias com universidades, organizações da sociedade civil e famílias, criando uma rede de corresponsabilidade pela aprendizagem e pelo respeito às singularidades de cada estudante”, destacou a diretora de Apoio à Educação Básica, Luciana Gouvea.

Os dados comprovam o avanço: após o retorno às aulas presenciais em 2022, com 5.951 atendimentos multissetoriais, esse número aumentou para 8.634 em 2023, e alcançou seu auge em 2024, com 8.796 registros. Em 2025, são 3.922 atendimentos até o momento, diante de um período de reorganizações internas e reavaliação das demandas. Além da quantidade, houve diversificação dos serviços, como terapia ocupacional, avaliações das habilidades visuoperceptivas, da síndrome de Irlen, e atendimentos voltados a altas habilidades e superdotação.

“O Crei representa muito mais do que um centro de atendimento; é um espaço de transformação social, onde o respeito à diversidade e a garantia de igualdade de oportunidades na educação são pilares que inspiram todo o nosso trabalho. Celebrar essa trajetória é reafirmar que a inclusão é um valor essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Assim, o Crei segue firme em sua missão, consolidando um legado de dedicação, superação e conquistas, que reforçam a importância da inclusão com sentido, equidade e pertencimento na educação municipal”, ressaltou a secretária de Educação, Juliana Petek.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por