Nesta quarta-feira (3), teve início uma parceria entre o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) de Uberaba e o curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com o intuito de continuar o processo de aprimoramento da Educação Inclusiva na cidade.
Seis estudantes do 7º período de Terapia Ocupacional (TO) estarão no CREI, às terças e quartas-feiras, no horário vespertino, para realizar avaliações funcionais dos alunos, conforme solicitação das escolas. Além disso, eles contribuirão com a flexibilização do material para os professores de apoio.
A supervisora dos alunos e docente responsável pelo programa, Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza, destaca que a parceria, formalizada por meio de estágio profissionalizante, é uma iniciativa importante para auxiliar as crianças que necessitam de apoio.
"O estágio ocorre de 15 em 15 semanas, então a intenção é que essa parceria se perpetue, que seja consolidada. No semestre passado, a gente também manteve uma parceria e desenvolveu para a Prefeitura, para o CREI, o piloto do formulário do Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI das Crianças", relembra Alessandra.
A coordenadora do CREI, Gismeire Portes, ressalta que a parceria é fundamental para aprimorar o sistema e continuar o processo de melhoria dos atendimentos na rede municipal.
"Estou bastante esperançosa com essa parceria. É uma visão diferente, uma visão acadêmica, que nem todos meus assessores têm. Então, acredito que vai acrescentar muito para o grupo. Eles trazem uma visão diferenciada mesmo do que estão acostumados a trabalhar, uma perspectiva mais técnica", argumenta a coordenadora.
O objetivo do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) é oferecer direcionamento e suporte para o progresso psicopedagógico dos estudantes com deficiências nas escolas municipais. O CREI dispõe de uma equipe de especialistas e oferece serviços neuropedagógicos voltados para alunos com habilidades excepcionais, com o intuito de facilitar a inclusão deles no ambiente escolar.