A procura por medicamentos gratuitos contra diabetes e hipertensão, distribuídos pelo governo federal, registrou um aumento de mais de 50% no mês de fevereiro em Uberaba.
Segundo gerente da Farmácia Popular no município, farmacêutica Luci Mara da Silva, o programa distribui 14 remédios específicos para as duas enfermidades e a expectativa é de atender em média três mil pessoas. Somente no mês de fevereiro, quando iniciou-se a distribuição gratuita, foram atendidas 3.883 pessoas.
Para a farmacêutica, os usuários estão tendo a possibilidade de economizar com medicamentos que, mesmo antes vendidos com preços mais acessíveis, traziam gastos. No entanto, Luci Mara ressalta que a distribuição não é feita somente na Farmácia Popular, mas também em outras farmácias e drogarias que estão cadastradas no programa e identificadas com placas vermelhas escritas “Aqui tem Farmácia Popular”.
Para adquirir os medicamentos, o interessado deve apresentar receita médica, juntamente com CPF e documento com foto. Outra pessoa pode retirar os remédios, desde que esteja de posse dos documentos e receita do usuário. Segundo a farmacêutica, a receita tem validade de quatro meses, a partir da data da consulta, e são entregues remédios para 30 dias, e após esse prazo a pessoa deve retornar à farmácia para retirar nova quantidade.