O aumento no consumo de água, levou a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) a manter o fechamento total dos reservatórios no período noturno em Uberaba. A medida, iniciada no último domingo, tem se repetido diariamente.
De acordo com o presidente da autarquia, Rui Ramos, os níveis de reservação estavam em 34,9% às 22h de quinta-feira (11). Pelo plano de contingência da seca, esse índice exige a interrupção do abastecimento entre 21h e 4h30. Na manhã desta sexta-feira (12), às 6h, os reservatórios já registravam recuperação para 59,3%, com a vazão do Rio Uberaba em 1.100 litros por segundo.
Ramos alertou, porém, que a Codau pode ampliar o racionamento caso a situação se agrave. “Em níveis críticos, o fechamento pode acontecer por mais tempo ou até mesmo durante o dia”, destacou.
A preocupação aumentou após o recorde de consumo na quarta-feira (10), quando o índice entre 6h e 22h chegou a 28,7%. Segundo a autarquia, a alta foi causada pela combinação de tempo seco, baixa umidade, ventos fortes e a nuvem de poeira resultante das queimadas na cidade e região. “Esperamos que a população colabore para evitar novo aumento, como ocorreu ontem”, reforçou o presidente.