Cresp funciona, momentaneamente, no Centro de Testagem e Aconselhamento, no Abadia (Foto/Google Maps)
A Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio do Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (CRESP), realiza nos dias 28, 29 e 30 de junho, ação para divulgar os serviços oferecidos no local, bem como as políticas públicas vigentes no Município.
“O evento é aberto a toda comunidade. Contará com apresentações culturais, cinema, rodas de conversa e palestras, com intuito de fortalecer o pertencimento social dessa população em vulnerabilidade”, destacou a coordenadora do CRESP, Karina Nogueira Gomes, sobre as ações da Semana da Diversidade.
Na avaliação da coordenadora de Políticas LGBT+, Lucimira Reis, a discussão sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, promovida pelo CRESP, nesta Semana da Diversidade, é de grande importância para o público. “É um diálogo pioneiro que vem com este Governo Municipal, assim como a promoção de uma maior interação com a comunidade LGBT+ e os serviços destinados a esse público”, disse.
No dia 28, haverá apresentação sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Logo após, está prevista mesa-redonda e debate acerca do assunto. O encontro está programado para acontecer no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, às 18h.
No dia 29, a programação será de cinema e discussão. Será exibido o filme "Hoje eu quero voltar sozinho". Dirigida pelo cineasta brasileiro Daniel Ribeiro, a obra foi produzida em 2014 e conta com a produção da Lacuna Filmes, distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes e distribuição internacional pela Films Boutique. Nesse ano, o filme foi vencedor do prêmio Fipresci concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.
No mesmo ano, o filme também foi o escolhido pelo Ministério da Cultura, entre 18 longas brasileiros, para representar o Brasil na competição de Oscar de melhor filme estrangeiro da edição de 2015. Porém não conseguiu ficar entre os finalistas ao prêmio.
Em maio de 2015, o filme concorreu na categoria de Melhor Lançamento Limitado, na 26ª edição dos Glaad Awards, que é considerado um dos prêmios mais importantes do mundo atribuído à comunidade LGBT. O longa-metragem é estrelado por Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim.
A programação será encerrada no dia 30, com Sarau. O encontro será na Praça Rui Barbosa, a partir das 17h30.
Inscrições para participação podem ser efetivadas neste link.
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3333-7787 ou no Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (CRESP), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, nº 2.223.