Comemoração de um ano do Cresp (Foto/Alfredo Neto/PMU)
Com mais de 1.500 atendimentos realizados até outubro de 2024, o Centro de Referência em Saúde Pública (CRESP) da comunidade LGBTQIAPN+ tem uma média de 212 atendimentos mensais. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde o início do serviço, em 2023, houve um aumento de 430% no número de pacientes atendidos.
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Neste mês de novembro, a unidade comemorou um ano de atividades. Atualmente, são ofertados serviços de psicologia, ginecologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia e coleta para exames de sangue. Segundo Lucimira Reis, coordenadora de políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+, alguns profissionais, como o endocrinologista, não são fixos, o que permite maior rotatividade e evita a sobrecarga do serviço público.
“O CRESP conta com uma equipe de profissionais muito boa. [Endocrinologista] também temos, a cada 15 dias, com encaminhamento quando necessário. É um Centro de Atendimento completo. Então, caso não haja um médico específico no momento, eles te encaminham, e isso já é uma grande vantagem. Essa rede é essencial para conscientizar o SUS sobre o nosso público. Não podemos centralizar tudo lá, porque, caso contrário, vira uma bolha”, explica.
No entanto, a coordenadora afirma que, para o serviço continuar crescendo, é essencial a presença do público, já que o CRESP foi fruto de uma demanda popular. Até setembro, o índice de faltas às consultas marcadas era de 67%. “A gente percebe que, quanto mais o público utiliza, mais essa rede cresce. Agora, o público precisa comparecer. Isso é algo que tem que ser valorizado, porque foi uma conquista da própria comunidade”, ressalta.
A coordenadora pontua que as ausências podem ser atribuídas a diversos fatores, como o uso de planos particulares por parte da população LGBTQIAPN+ e, em contrapartida, a falta de recursos financeiros. “Às vezes, é por uma questão econômica. O ônibus é caro. Muitas vezes dizem: ‘Ah, você não tem R$6?’, mas, quando você não tem, realmente não tem. Tem gente que mora muito longe e precisa pegar dois ônibus”, afirma.
É válido mencionar que, em 2023, o CRESP registrou 1.000 atendimentos em apenas dois meses, considerando que o serviço foi inaugurado em novembro.
Os atendimentos psicológicos lideram a procura pelo serviço, e a unidade busca contratar mais três profissionais para suprir a alta demanda. Atualmente, 12 pessoas aguardam na fila de espera para atendimento semanal, sendo atendidas quinzenalmente até que a contratação seja efetivada.