Audiência pública realizada na manhã de ontem (18) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores terminou com compromissos públicos de ações fomentadoras da produção do Queijo Minas em Uberaba e na região, além da formação de uma comissão que vai orientar produtores e comerciantes. Depois de uma considerável apreensão em vários estabelecimentos comerciais, a Câmara, por meio do vereador Cléber Cabeludo (PMDB), entendeu que seria melhor debater o assunto.
O evento contou com a presença de vários representantes da sociedade e dos segmentos diretamente envolvidos, como produtores, Emater, Instituto Mineiro de Agricultura (IMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uberaba, Associação de Supermercadistas do Triângulo Mineiro (Assuper), secretarias de Saúde e Agricultura, comerciantes, entre outros. Foi registrada também a presença dos deputados estaduais Adelmo Carneiro Leão (PT), Antonio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB) e o deputado federal Paulo Piau (PMDB).
Os deputados estaduais garantiram que vão se empenhar para fazer alterações na legislação em nível estadual, inclusive na tentativa de reduzir a tributação sobre o produto para que o comerciante também possa ter uma margem maior de lucro. Lerin apresentou que o governo estadual está trabalhando para realizar um estudo, com o objetivo de identificar os produtores. O objetivo desta análise é garantir uma verba que possa subsidiar as adequações necessárias para a produção dentro das regulamentações.
Já na esfera federal, o deputado Paulo Piau ressaltou que uma Audiência Pública já está marcada em Brasília para discutir justamente a legislação sobre o queijo.
Cléber completa que uma grande vitória da audiência foi a formação da Comissão do Queijo, da qual vão participar o IMA, Emater, Procon, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), secretarias de Saúde e Agricultura. O intuito é levar mais orientações tanto à população como aos comerciantes e manter os deputados informados das ações desenvolvidas.
O líder governista também destacou que uma reunião será marcada com o promotor Carlos Valera para apresentar como o assunto está sendo tratado. “O resultado desta primeira audiência foi muito positivo”, finalizou Cléber.