O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizará hoje, ações em celebração ao Dia Mundial da Luta Contra Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. Serão trabalhos de conscientização e orientação a respeito da doença e de sua prevenção com a entrega de gel lubrificante, preservativos.
A medicina conseguiu avanços significativos na prevenção e no tratamento de casos de Aids, mas o Ministério da Saúde estima que cerca de 600 mil pessoas estão infectadas pelo vírus HIV, e metade nem sabe disso. Para se ter ideia, uma pessoa infectada pelo vírus demora entre 8 e 10 anos, em média, para apresentar os sintomas da doença. Por isso, as secretarias foram orientadas a priorizar ações voltadas à população de baixa renda, além de tentar reduzir ainda mais as mortes e ampliar os exames para diagnóstico do HIV.
Segundo a gerente do CTA, Maria Clara Vasconcelos, é neste sentido que a equipe irá percorrer supermercados, universidades e faculdades da cidade levando orientações sobre a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Amanhã, dia 30, um stand ficará montado no calçadão da rua Artur Machado, disponibilizando preservativos e gel lubrificantes. A partir das 13h, quem passar pelo Centro Administrativo da Prefeitura poderá receber atendimento da equipe do CTA.
Já no dia 1º de dezembro, quarta-feira, as orientações estarão disponíveis aos usuários da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na avenida Guilherme Ferreira. Na ocasião, além dos trabalhos de educação e conscientização, enfermeiras irão realizar testes rápidos para diagnóstico de HIV e Hepatite.