O vestibular 2010 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) terá 7.295 candidatos concorrendo as 844 vagas ofertadas. Tradicionalmente o mais disputado da instituição – e um dos mais concorridos de todo o Estado –, o curso de Medicina novamente apresentou números impressionantes: 3.582 inscritos para 40 vagas, sendo, portanto, 89 candidatos por vaga. Na sequência veio a Biomedicina, com 11 candidatos por vaga, e a Psicologia, com 10 candidatos por vaga.
Para Thiago Alves Venturini, que vai fazer as provas para o curso de Engenharia Civil, a concorrência é mais branda, 481 inscritos para 52 vagas. “Por ser um curso novo, tem menos candidatos”, diz. Para o estudante, a preparação inclui dez horas de estudos diárias, entre cursinho, plantão de dúvidas e revisão em casa. “A concorrência é menor, mas nem por isso fica mais fácil. Quem não se preparar não vai conseguir”, observa Thiago.
As provas do vestibular da UFTM serão divididas em duas fases: a primeira etapa, com questões de Conhecimentos Gerais, será aplicada no dia 13 de dezembro, em Uberaba, São Paulo e Belo Horizonte; já a segunda etapa, com questões de conhecimentos específicos, será realizada no dia 17 de janeiro, somente em Uberaba.
A lista de candidatos convocados para a segunda etapa será divulgada a partir do dia 6 de janeiro. A assessoria de comunicação reafirmou que a UFTM não utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para totalizar a pontuação do candidato nas provas da primeira fase.