Apesar da baixa oferta no número de voos em Uberaba, as empresas do transporte rodoviário não se animaram a investir em novas linhas e ampliação de horários para viagens. Segundo a administradora do Terminal Rodoviário, Rosa Eli Cardoso, o movimento no local ainda permanece abaixo do registrado antes da pandemia de Covid-19.
Ainda segundo Rosa Eli, o retorno do movimento ainda é de 50% ao registrado até 2019, último ano antes da pandemia. O que as empresas tem investido no momento é na compra de ônibus novos. O objetivo é oferecer maior conforto e segurança aos passageiros e garantir o cumprimento dos horários.
No fim de 2022, a empresa aérea Gol cancelou voos saindo de Uberaba para Guarulhos, apesar da boa adesão inicial. A empresa não explicou o motivo do corte. Já em janeiro de 2023, a linha aérea reduziu a oferta de voos para Congonhas (SP). A manobra seria temporária, até 25 de março, porém, não retornou a oferta anterior. Em seguida, a empresa Azul deixou de utilizar os voos até Campinas (SP).
Porém, na semana passada a Gol anunciou o início da venda de passagens para voos diretos entre Uberaba e o aeroporto de Guarulhos, a partir do dia 15. A partir do dia 6 de julho, a companhia ofertará voos às terças, quintas e domingos, nos seguintes horários: decolagem às 12h05 de Congonhas, em São Paulo, pousando às 13h em Uberaba. De Uberaba, decola às 15h15 e chega ao destino às 16h15.
Segundo a companhia aérea, que a escolha dos horários foi a partir de estudo de viabilidade e disponibilidade do aeroporto de Congonhas, que, em suas palavras “tem certas limitações” e já está “saturado”, com relação à disponibilização de horários e rotas.