Córrego dos Carneiros, bairro de Lourdes (Foto/ArquivoJM)
Projeto da Defesa Civil para evitar que novos alagamentos e acidentes ocorram na região do Córrego dos Carneiros conta com participação popular na colocação de barreiras físicas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, major BM Ronaldo Maximiliano, também deve ser adquiridas câmeras de 360º graus para a construção de um departamento meteorológico.
Em entrevista à Rádio JM, Maximiliano afirma que a Defesa aguarda o aceite da população localizada na região do bairro de Lourdes, com foco nos pontos críticos próximos ao córrego, para iniciar o protocolo de intervenção. “Estamos aguardando a manifestação dos moradores para fazermos uma intervenção. A intervenção seria a interdição dos pontos críticos da rua Turmalina, da rua Topázio, da Padre Eddie Bernardes, ali beirando o córrego, que vamos interditar com barreira física. A gente está monitorando e tentando fazer essa intervenção crítica para que evite fazer a passagem de transeunte e de veículos no período de chuvas intensas”, explica
Ainda de acordo com o coordenador, as pessoas que participarem das ações de intervenção serão treinadas para colocar as barreiras físicas. “Nós não vamos colocar ninguém em risco. Vamos treinar o pessoal para só colocar as barreiras físicas”, afirma Maximiliano.
Caso não ocorra o aceite, Ronaldo Maximiliano ressalta que há um plano B para a realização das intervenções. No entanto, o coordenador da Defesa Civil não esclareceu como seria o plano. “Nós vamos partir para o plano B, nós podemos partir para o plano B. Nós podemos mobilizar recursos, mas é interessante a população participar também”, alega.
Além das barreiras físicas, a Defesa Civil trabalha na aquisição de câmeras de 360° C que irão compor um departamento meteorológico especificamente da Defesa Civil. Atualmente, a Defesa conta com a colaboração da meteorologista Wanda Prata que auxilia na previsão do tempo com boletins diários. “É uma câmera que tem capacidade de aproximadamente 1h30, 2h de antecedência, antes da chegada da chuva juntamente com a intenção de estabelecermos um departamento meteorológico específico da Defesa Civil onde nós vamos estar monitorando 24h a questão das tempestades e nós teremos um prazo razoável para acionar o plano de ação”, finaliza.
Leia também: Defesa Civil e Associação de Moradores discutem Protocolo de Ação na região do córrego dos Carneiros
Córrego dos Carneiros - Em dezembro de 2022, após uma forte chuva alagar casas na região, o Governo Municipal voltou os estudos para viabilização das obras na região do Córrego dos Carneiros. Segundo a prefeita Elisa Araújo, o local possui um plano de drenagem a ser executado que prevê orçamento de R$100 milhões.