Também participaram das discussões a Superintendência de Transporte Público, a Seção de Fiscalização de Trânsito e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Reunião foi para elaboração de um Protocolo de Ação na região do córrego, em caso de chuvas (Foto/Prefeitura)
A Defesa Civil de Uberaba se reuniu, nesta terça-feira (27), com representantes da Associação de Moradores do Bairro de Lourdes para a elaboração, em conjunto, de um Protocolo de Ação na região do córrego dos Carneiros, em caso de chuvas. Também participaram das discussões a Superintendência de Transporte Público, a Seção de Fiscalização de Trânsito e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, major BM Ronaldo Maximiliano Ramos Batista, a participação dos moradores é de fundamental importância nas ações operacionais ou preventivas, como criação de uma rota alternativa do trânsito local, incluindo coletivo, com ciência prévia dos usuários; criação de campanha de conscientização e treinamento junto aos moradores do bairro. Outras ações serã fixar placas orientativas e opções de rota do trânsito.
“Orientamos as associações dos bairros de Uberaba, por meio de seus respectivos representantes, a procurar contato com a Defesa Civil Municipal, por meio do tridígito 199, para ajuste de ações em seus bairros que enfrentam dificuldades com relação ao período chuvoso”, disse o coordenador da Defesa Civil.
Os moradores da região sofrem há tempos com os problemas que surgem durante fortes chuvas. O Jornal da Manhã já publicou diversas reportagens sobre o assunto. Em 2018, parte de uma casa desabou na região. Três anos depois, Angélica Silva Lima morreu após o carro em que ela estava ser arrastado pela enxurrada para o Córrego dos Carneiros. E, neste mês, forte chuva inundou casas e arrastou carros na região do córrego.
Leia também: Córrego dos Carneiros: obra de drenagem demanda altos recursos financeiros que estão sendo buscados, diz Codau